Consórcio do Polo de Confecções, novos leitos para saúde e projeto “Estação do Forró” são debatidos na Câmara Municipal de Caruaru

por LaisGuedes — publicado 10/08/2023 22h30, última modificação 10/08/2023 22h31
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos

Na sessão ordinária desta quinta-feira (10), os parlamentares da Casa Jornalista José Carlos Florêncio apresentaram novas propostas para Caruaru. Entre elas, a vereadora Aline Nascimento (CIDA) defendeu a criação de um consórcio entre as cidades que fazem parte do Polo de Confecções do Agreste.

Em seu discurso, Aline citou a importância econômica das feiras para Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e cidades circunvizinhas, afirmando a necessidade de uma política pública para trazer avanços em infraestrutura, segurança e tecnologia. Em um aparte, o vereador Lula Tôrres (PSDB) criticou o espaço atual da Feira da Sulanca e cobrou mais atenção do poder público.

Saúde

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), solicitou à Secretaria estadual de Saúde atenção especial ao credenciamento do Hospital Memorial de Pernambuco para oferta de leitos em clínica médica, cirurgias eletivas e unidade de terapia intensiva (UTI). A previsão é que o hospital ofereça 200 leitos para a população de Caruaru e região. A indicação do vereador ocorre depois de diversas críticas dos parlamentares à assistência das unidades estaduais de saúde na cidade.

Cultura

A vereadora Perpétua Dantas (PV) destacou o envio de uma solicitação à Fundação de Cultura para implementar o projeto “Estação do Forró”. A ideia é  oferecer uma programação de atrações, com artistas locais de forró tradicional, durante todos os finais de semana do ano.

Nesta tarde, a Câmara também aprovou novas denominações de vias do residencial Vale dos Baraúnas, localizado no bairro Nova Caruaru. Através de projetos de lei do vereador Fagner Fernandes (PDT), as ruas Tavares da Gaita, Artesão Severino Vitalino, Mestra Dona Ernestina, Sebastião Biano, Mestre Dila e Manoel Galdino de Freitas homenageiam personalidades da cultura da cidade. O ex-prefeito Anastácio Rodrigues também foi escolhido para nomear uma das vias.

Trânsito

Fagner Fernandes (PDT) utilizou a tribuna para cobrar um posicionamento acerca da implantação dos novos radares de trânsito. Segundo o parlamentar, as campanhas informativas e educativas não estão sendo suficientes, além de faltarem sinalização e informação acerca dos locais e limites de velocidade permitidos. Fagner solicitou a presença do diretor da AMTTC, Coronel Edson Nóbrega, para prestar esclarecimentos à população no plenário da Casa.

Infraestrutura e obras da nova sede

O vereador Val Lima (União) declarou que está articulando novas emendas destinadas à construção da nova sede do Poder Legislativo junto ao deputado federal Coronel Meira (PL) e ao deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL). Segundo o parlamentar, ambos prometeram destinar R$ 200 mil ao projeto.

Val também tratou sobre o saneamento básico em Cachoeira Seca, onde foram realizados serviços de desobstrução de esgotos e a limpeza de fossas residenciais. Além disso, fez um apelo pela manutenção de estradas e barreiros na zona rural. Já o decano Leonardo Chaves (PSDB) cobrou o Poder Executivo por mais organização nos serviços de terraplanagem e utilização de maquinário.

Além das pautas referentes à cidade, os parlamentares congratularam os edis, servidores e a população pelo Dia do Garçom, Dia do Advogado, Dia do Estudante e Dia dos Pais, que serão comemorados nos dias 11 e 13 de agosto.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira  também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.