Congresso da UVP debate reforma política e elege presidente

por Victor Vargas — publicado 31/03/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h47
Catorze vereadores e dois servidores da Câmara Municipal de Caruaru participaram do Congresso...

Catorze vereadores e dois servidores da Câmara Municipal de Caruaru participaram do Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais, promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), em Triunfo, na semana passada. Entre os temas debatidos no evento, os parlamentares caruaruenses destacaram a reforma eleitoral e seus efeitos sobre a administração pública.

“Fiz várias intervenções defendendo o voto majoritário”, afirmou o presidente do Poder Legislativo de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), convidado a fazer parte da mesa diretora dos trabalhos do congresso. A reforma política também foi o foco do vereador Gilberto de Dora (PSB), que usou a tribuna para defender o voto majoritário e o fim da coligação de partidos, do coeficiente eleitoral e da cota para mulheres. “É um preconceito para mulheres candidatas, elas têm uma cota de apenas 15% de vagas enquanto os homens têm direito a 30%”, ressaltou o socialista.

Já os vereadores Zé Ailton (PDT), Edmilson do Salgado (PCdoB) e Tenente Tiburcio (PMN) destacaram os debates sobre os chamados Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS. “O debate sobre esse assunto, a previdência privada, me chamou atenção, pois Caruaru tem um atendimento horrível, é muito carente nessa área”, sublinhou Tenente Tiburcio.

Também participaram do evento os vereadores Carlos Santos (PRB), Jaelcio Tenório (PRB), Rodrigues da Ceaca (PRTB), Rozael do Divinópolis (PROS), Alecrim (PSD), Marcelo Gomes (PSB), Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Romildo Oscar (PTN) e Carlinhos da Ceaca (PPS), além dos servidores Penha Farias e Vladimir Barreto.

Eleição – Na sexta-feira (27), encerramento do congresso, foi feita a eleição do presidente da UVP para os próximos dois anos. Em uma disputa acirrada, venceu o vereador Josinaldo Barbosa, do PTB, presidente da Câmara Municipal de Timbaúba. A outra chapa foi a do vereador Biu Farias, do PSB de Surubim, que tentava a reeleição.

 Gabriela Kopinits/AscomCâmara
registrado em: