Comissão de Direitos Humanos analisa cinco matérias na reunião desta sexta-feira (14)

por Louzianne Neves publicado 14/05/2021 12h07, última modificação 14/05/2021 12h07
Na pauta estavam quatro Projetos de Lei, de autorias dos vereadores, e um Projeto de Lei Complementar, de autoria do Executivo.

Os membros da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Caruaru - formada pela vereadora Perpétua Dantas e pelos vereadores Fagner Fernandes e Izaac da Saúde,  estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (14), de forma virtual, para analisar e votar cinco matérias, sendo quatro Projetos de Lei e um Projeto de Lei Complementar.   

Entre as matérias analisadas estava o PL nº 8.730/2021, de autoria do vereador Nelson Diniz, que pretende instituir a semana de conscientização e combate ao feminicídio e à violência contra a mulher no âmbito municipal. A matéria foi aprovada e bastante elogiada pelos parlamentares, que salientaram a importância da pauta para o fortalecimento da luta feminina contra este tipo de violência. 

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 8.768/2021, assinado pelo vereador Anderson Correia, cujo conteúdo propõe a criação da semana de conscientização da Síndrome de Down em Caruaru.  

Ainda na reunião, houve análise e aprovação do PL nº 7.759/2018, de autoria do vereador Jorge Quintino, que eleva a  Agremiação Esportiva Central Sport Club à condição de Patrimônio Cultural e Imaterial de Caruaru. A proposta estabelece que as expressões e manifestações vinculadas ao time de futebol como uniforme, escudo, torcida, centro de treinamento e estádio recebam o status de Patrimônio Municipal.

Foi votado e aprovado, também, o Projeto de Lei nº 8.824/2021, do vereador Irmão Ronaldo, que estabelece no âmbito municipal a Semana da Cultura Evangélica, com objetivo de congregar a comunidade evangélica e seus simpatizantes, ressaltando a importância para a cidade na vida social, cultural e espiritual. 

Na oportunidade, o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, foi analisado e aprovado. O PLC propõe a alteração da Lei Complementar 75/2020, que cria o Fundo Municipal para Políticas Penais no município de Caruaru.   

Todas as propostas em pauta receberam pareceres favoráveis e agora seguem para aprovação em plenário. Na sequência, serão promulgadas pelo Poder Executivo e entram em vigor. 

Acompanhe as atividades da Casa Jornalista José Carlos Florêncio e confira o andamento de todas as matérias que tramitam no Legislativo de Caruaru através da TV Câmara, canal 22.2, e pela página do Poder Legislativo de Caruaru.