Comissão apresenta relatório de visitas a unidades de saúde

por Victor Vargas — publicado 04/07/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h50

A comissão parlamentar formada pelos vereadores Rosimery da Apodec (DEM), Rodrigues da Ceaca (PRTB), Duda do Vassoural (DEM) e Gilberto de Dora (PSB), que é membro da Comissão Parlamentar de Saúde e Assistência Social, vai apresentar na reunião pública desta terça-feira (04), na Câmara Municipal de Caruaru, o relatório das visitas recentemente realizadas aos hospitais São Sebastião, Mestre Vitalino e Regional do Agreste (HRA).

As visitas serviram para constatar a existência de inúmeras deficiências em relação à prestação do serviço público de saúde no município. O extenso relatório contém fotografias onde são mostrados alguns dos problemas verificados, principalmente no HRA, como superlotação e paredes com infiltração, além de falta de médicos evolucionistas nos finais de semana, especialmente ortopedistas e cirurgiões, e necessidade urgente de reparos e manutenção do prédio e dos equipamentos, além de equipamentos para higienização dos pacientes.

Demanda – De acordo com os vereadores, se o Hospital São Sebastião, que já está com 95% da obra concluída e o material imobiliário comprado, faltando apenas os equipamentos de atendimento à saúde, estivesse concluído com o pronto-socorro, obra de responsabilidade da prefeitura, funcionando, já serviria para diminuir a superlotação no HRA, bem como o Hospital Mestre Vitalino, gerido pela Fundação Altino Ventura com recursos do SUS, que também poderia ser usado como suporte ao HRA, pois sua demanda atinge apenas 62% de sua capacidade.Diante disso, os vereadores defendem a abertura imediata do Hospital São Sebastião, para internação em clínica médica e pediátrica e que sejam inaugurados os centros cirúrgicos do Hospital Mestre Vitalino.

“É de competência comum de todos os entes políticos da Federação cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência. Por isso, pede-se providências ao Ministério Público Federal e do Estado de Pernambuco para que realize procedimento de inquérito civil para averiguar as denúncias de falta de medicamentos, equipamentos e de médicos constatadas por essa comissão, para que sejam tomadas as devidas providências cabíveis”, finaliza o documento.

O relatório será encaminhado também para o Ministério da Saúde, para o Governo do Estado, secretarias estadual e municipal de Saúde, 4ª Gerência Regional de Saúde e gestores dos hospitais visitados.