Comércio FC, BIEsp e “cidade verde”: sessão destaca segurança, zeladoria e incentivos sustentáveis
Segurança pública: antigo Comércio FC e 1º BIEsp
O vereador Delegado Lessa (Republicanos) relatou fiscalização nas ruínas do antigo Comércio Futebol Clube (Indianópolis), apontando abandono, água parada, entulho e uso do espaço como rota de fuga. Cobrou limpeza emergencial, controle de vetores e execução da lei complementar (abr/2024) que cedeu a área ao Governo do Estado para instalar o 1º BIEsp, com prazo de dois anos a partir da escrituração para início das obras, sob pena de reversão.
Cabo Cardoso (Avante) informou que a governadora virá neste mês para assinar a ordem de serviço do 1º BIEsp, encerrando o aluguel atual e iniciando a sede própria, dentro de um pacote estadual de novas estruturas de segurança. Ele citou a nomeação de 423 policiais civis, estudo para novo concurso e defendeu delegacias especializadas em Caruaru (Roubos e Furtos, DPCA e núcleo de crimes cibernéticos).
Isonomia e terrenos sem manutenção
Gil Bobinho (PSB) cobrou isonomia. “Se particulares são notificados por terrenos sem manutenção, o poder público deve dar o exemplo no antigo Comércio FC e em outras áreas (como Chique-Chique, Morada Nova, Mirante do Vale). O vereador Pediu a retirada de entulho e controle de vetores no imóvel e enviou ofícios ao Estado solicitando escrituração e cronograma do BIEsp.
Serviços urbanos e presença do Executivo
Raminho Xavier (PSD) elogiou o “Prefeitura na Porta” e destacou a ação de limpeza no São João da Escócia, com 30 veículos/equipamentos. Defendeu continuidade das frentes de calçamento e saneamento e ressaltou a cooperação: “o Legislativo reivindica, o Executivo executa”, com foco em quem mais precisa, ressaltou o parlamentar na tribuna.
Sustentabilidade e proteção animal
Anderson Correia (PP) propôs o “ITBI sustentável” — redução do imposto na venda de imóveis de empreendimentos que adotem energia solar, arborização e reuso de água — para atrair investimentos e acelerar a meta de “cidade carbono zero”. Reforçou a pauta de proteção animal, com hospital público veterinário e serviço emergencial de atendimento.