Com cobranças à Secretaria, Câmara aprova Plano Municipal de Desenvolvimento Rural

por LaisGuedes — publicado 31/08/2023 21h19, última modificação 31/08/2023 21h19
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) foi aprovado por maioria absoluta no plenário da Câmara Municipal de Caruaru, durante sessão ordinária ocorrida nesta quinta (31). Os parlamentares, no entanto, criticaram a condução do projeto por parte do Poder Executivo.

A vereadora Perpétua Dantas (PV) se absteve da votação, justificando que o PMDR, que trata sobre as políticas públicas dos próximos dez anos para a zona rural, não foi apresentado para a Casa. Filipe José (PDT) afirmou que participou das discussões promovidas pela Prefeitura, mas que elas poderiam ter sido conduzidas de forma mais eficiente. Anderson Correia (PP) salientou que a apresentação do PMDR na Câmara é fundamental.

Os vereadores aproveitaram o momento da votação para abordar outra questão: a desorganização dos serviços prestados pela secretaria de Desenvolvimento Rural. Leonardo Chaves (PSDB) cobrou novamente a criação de um cronograma de serviços em cada comunidade, além de denunciar que líderes comunitários estão retendo o maquinário da secretaria e priorizando certos locais. Mano do Som (União), Carlinhos da Ceaca (MDB), Ranilson Enfermeiro (PSDB) e Nelson Diniz (CIDA) concordaram e citaram diversas comunidades onde serviços como aração de terras e manutenção de estradas não estão sendo realizados. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), falou que é dever dos parlamentares contribuir com o Plano e que a função dos vereadores deve ser respeitada.

Além do PMDR, a Câmara aprovou, em 1ª discussão, três projetos de lei que tratam sobre direito animal. O PL nº 9554/2023, de Anderson Correia, trata da definição do conceito de maus tratos aos animais, que incluem agora a omissão dos cuidados. O PL nº 9570/2023 regulamenta a atividade dos protetores e dos lares de passagem para animais errantes, enquanto o PL nº 9559/2023 institui a Semana de Conscientização a sobre a relação entre os maus-tratos aos animais e a violência doméstica (Teoria do Elo). Ambas as proposituras são de autoria de Fagner Fernandes (PDT), que utilizou a tribuna para cobrar mais atividade e uma equipe própria para o Castramóvel.

O vereador Val Lima (União) chamou atenção para a violência na zona rural; Aline Nascimento (CIDA) tratou sobre o  seminário Avanço e Inovação na Primeira Infância, promovido pela Prefeitura. Anderson Correia defendeu a criação de um segundo distrito industrial, enquanto Leonardo Chaves parabenizou a Rádio Cultura do Nordeste pelo aniversário de 65 anos. Os parlamentares também se solidarizam com a morte do empresário Sílvio Magalhães.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira  também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.