Cineastas são homenageados em Sessão Solene do Poder Legislativo de Caruaru

por Dayane Carvalho — publicado 30/11/2023 13h44, última modificação 30/11/2023 13h44
Colaboradores: Louzi Neves
Eryka Ramos, Caio Túlio e Paulo Conceição foram agraciados com Medalha de Honra ao Mérito pelo vereador Professor Jorge Quintino (Solidariedade)
Cineastas são homenageados em Sessão Solene do Poder Legislativo de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

Na noite de quarta-feira (30), a Casa Legislativa foi palco da entrega da Medalha “Álvaro Lins” à Paulo Conceição, Caio Túlio e Eryka Ramos. A contribuição dos homenageados à produção audiovisual de Caruaru suscitou a entrega das honrarias a partir das proposituras apresentadas pelo vereador Professor Jorge Quintino. 

Os cineastas fazem parte da Cia Bacurau Cultural que produz oficinas, espetáculos, conteúdo audiovisual e performances na região. Eryka Ramos é poetisa, atriz e produtora cultural, tendo dirigido o curta-metragem “O Último Aviso”. Caio Túlio, conhecido como Túlio Beat, também é produtor, diretor e roteirista, assinando grandes filmes como  “A Botija, o Beato e a Besta-fera” e “Menina Semente”. Enquanto Paulo Conceição é o idealizador do FestCine Itaúna e reconhecido por fazer parte das obras “Sempre Estive Aqui” e “Açude N° 50”.

O impacto na geração de renda, empregos e fomentação cultural da cidade foi pontuado pelo Professor Jorge Quintino. O parlamentar reforçou a importância simbólica do momento para que a classe artística do audiovisual da cidade seja reconhecida e valorizada. “Hoje entrego essas medalhas a três vagalumes que conseguem, apesar de todas as dificuldades, iluminar um setor que movimenta a nossa economia, e sobretudo, a cultura da nossa cidade”, comentou. 

Em seu momento, Eryka Ramos discursou sobre os desafios de fazer cinema sendo mulher. A medalha que recebeu foi dedicada a todas as mulheres e demais artistas que fazem cultura no município. Caio Túlio subiu ao púlpito para declarar seu amor pela sétima arte. Túlio afirmou a necessidade de integrar o setor audiovisual no São João da cidade, para que seja ainda mais divulgado e enaltecido. O criador do FestCine Itaúna reforçou o quanto é relevante cultivar nos estudantes o amor pelo cinema, para que a arte se perpetue e continue dando voz a populações socialmente marginalizadas. “O cinema caruaruense é potente, vibrante e plural”, afirmou Túlio. 

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.