Censo Inclusão e valorização de Bombeiros Civis são alguns dos destaques na Casa Jornalista José Carlos Florêncio

por Comunicação — publicado 10/02/2023 09h28, última modificação 10/02/2023 09h28

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores de Caruaru aprovou Projetos de Lei do Poder Executivo, como também da Mesa Diretora da Casa, na quinta-feira (9). Em duas Sessões, sendo uma Ordinária e a segunda Extraordinária, os parlamentares votaram a favor do Censo Inclusão; da obrigatoriedade de uma brigada de bombeiros civis em prédios públicos e escolas privadas da cidade; além do reajuste salarial dos servidores da Câmara, do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais.

Bombeiro civil

Os PLs n° 9435/2023 e n° 9436/2023, de autoria do Executivo instituem a obrigatoriedade de uma brigada profissional composta por bombeiros civis em prédios públicos da administração direta e indireta, assim como em escolas públicas e privadas de Caruaru. Os projetos foram aprovados por unanimidade em segunda discussão, na Sessão Extraordinária.

Os vereadores Mano do Som (União Brasil), Perpétua Dantas (PSDB), Bruno Lambreta (PSDB), Nelson Diniz (CIDA) e Maurício Caruaru (PODEMOS) parabenizaram os bombeiros civis, que atuam em festividades do município, como também em acidentes no dia a dia. “Eu tiro o chapéu para todos os bombeiros, que sempre enfrentam o perigo com o objetivo de salvar vidas”, comenta Nelson Diniz.

Cabo Cardoso (PP) também reservou um momento para agradecer o trabalho realizado pelos integrantes da classe, e relembrou sua proposta de instalar um Comando de Bombeiro Civil no centro da cidade, na área não utilizada do Tiro de Guerra.

Censo Inclusão

Outro importante PL foi votado e aprovado por unanimidade. O Censo Inclusão, de n° 9434/2023, visa mapear e cadastrar o perfil socioeconômico das pessoas com deficiência, com o objetivo de direcionar políticas públicas. O Censo ocorrerá a cada cinco anos e, a partir dele, será realizado um Cadastro-Inclusão.

“O Censo é um raio-x das pessoas com deficiência, para que o recurso público possa chegar de forma eficiente”, afirma Perpétua Dantas (PSDB). “Quando a pessoa com deficiência têm mais chances de se desenvolver, toda a sociedade se desenvolve”, complementa a vereadora.

Reajuste salarial dos servidores municipais

Os PLs n° 9441/2023 e 9443/2023 que tratam da adequação dos valores recebidos pelo prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores e servidores públicos também foram aprovados em segunda votação na Sessão Extraordinária.

Para os parlamentares, também ficou decidido o ajuste do auxílio-alimentação e a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar, determinados nos PLs n°9442/2023 e 9444/2023 e no Projeto de Resolução n° 759/2023.

Os reajustes também abrangeram outras áreas de atuação do município: os dentistas tiveram seus salários reajustados a partir do Projeto de Lei n° 9450/2023. Dantas (PSDB) utilizou seu momento de fala para reconhecer que a alteração no valor ainda é pequena, tendo em vista a relevância da profissão, mas que esse é o primeiro passo para um caminho de mais conquistas.

Nomeação do Complexo Olímpico

O PL n° 9449/2023 do Poder Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal nomeando o Complexo Olímpico, de Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé. Localizado no Colégio Municipal Álvaro Lins, o Complexo levará o nome do ilustre jogador brasileiro de futebol que faleceu no dia 29 de dezembro de 2022.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/