Casa Legislativa entrega títulos de cidadania a Luana Marabuco, Marcela Marabuco e Rodolfo Campos

por Dayane Carvalho — publicado 16/03/2024 13h36, última modificação 16/03/2024 13h36
Colaboradores: Louzi Neves
Secretária de Políticas para as Mulheres, arquiteta e engenheiro civil foram os homenageados da noite da sexta-feira (15)

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara Municipal de Caruaru sediou a entrega dos títulos de cidadania a Secretária de Políticas para as Mulheres, Luana Marabuco, a arquiteta Marcela Marabuco e o engenheiro civil Rodolfo Campos. Foram os vereadores Bruno Lambreta (PSDB) e Carlinhos da Ceaca (MDB) que apresentaram os Decretos Legislativos que concederam as honrarias da Sessão Solene realizada na sexta-feira (15). O Prefeito Rodrigo Pinheiro, secretários do município e autoridades de demais órgãos públicos prestigiaram o evento.

As irmãs Marabuco nasceram na cidade de Teresina (PI) e se mudaram para Caruaru com seus pais em 1996. Aqui, construíram suas trajetórias profissionais. Segundo a mãe, Kledja Marabuco, enquanto a primogênita Luana era mais independente, Marcela era mais carinhosa e sensível. E foi a partir dessas características que as irmãs seguiram áreas opostas, mas exercendo com igual dedicação. Luana se formou em Direito e Marcela em Arquitetura. A advogada comanda a pasta de Políticas para as Mulheres desde 2023 e a partir de então vem desempenhando um papel decisivo no combate a violência contra a mulher e o fomento à emancipação feminina. Marcela, por sua vez, é sócio-diretora da Marabuco Arquitetos, que coleciona projetos de sucesso, como a da nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil de Caruaru, a expansão do Caruaru Shopping e, em especial, a nova sede da Câmara Municipal de Caruaru – atualmente em obra.

Junto a Marcela nestes desafios está o seu marido Rodolfo Campos. O Engenheiro Civil é recifense e migrou para Caruaru em 2006. Se associou ao escritório da então noiva em 2016, como sócio diretor executivo. Entre os projetos mencionados, que levam a criatividade de Marcela e Rodolfo, se destaca também o programa Entrelaça, organizado pela câmara de arquitetura da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), projeto que realiza intervenções arquitetônicas para melhorar instituições carentes.

“O Poder Legislativo agradece a vocês por servir tão bem a nossa cidade”, afirmou o Presidente da Casa, após mencionar as valiosas contribuições dos homenageados no desenvolvimento de Caruaru. “Abriram mão das suas cidades para construir a nossa”, concluiu Bruno Lambreta.

Ex-professora de Luana quando foi estudante do curso de Direito, Perpétua Dantas (PV) contou a todos a admiração que sente pela advogada. A parlamentar mencionou que ficou aliviada ao saber que a pasta da Política para mulheres seria entregue a uma mulher tão forte e sensível como Luana.

O Prefeito Rodrigo Pinheiro usou o púlpito para agradecer os impactos na movimentação econômica da cidade com o trabalho realizado pelo casal Marcela e Rodolfo, ao gerar renda e empregos para inúmeros caruaruenses. Sobre a secretária Luana Marabuco, Pinheiro não poupou elogios pela entrega diária que é realizada em uma das Secretarias fundamentais para a cidade. “O Título é resultado de um trabalho dedicado que você faz todos os dias para as mulheres de Caruaru”, comentou.

As irmãs agradeceram aos presentes por prestigiarem um momento ímpar na história das duas. Marcela afirmou que é uma honra ajudar a cidade a crescer e declarou: “obrigada Caruaru por nos acolher”. Em seu momento, Luana relembrou das mulheres da família que a inspiram a entregar um serviço de qualidade na secretaria. E também afirmou seu amor pela Princesa do Agreste: “apesar de não ter nascido nesta terra, é esta terra que escolho para mim todos os dias”.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.