Caruaru sediará I Encontro dos Povos Ciganos de Pernambuco

por Victor Vargas — publicado 22/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h44

Caruaru, a Capital do Agreste, será também a capital dos povos ciganos nos dias 23 e 24 deste mês. É que a cidade será a sede do I Encontro dos Povos Ciganos de Pernambuco e III Encontro Kalé-Romá do Brasil. A abertura acontecerá na sexta-feira (23), às 19h, na Câmara Municipal.

O evento é promovido pela ACIPE – Associação dos Ciganos de Pernambuco. No sábado, 24, Dia Nacional do Cigano, data em que se reverencia Santa Sara Kali (para muitos, a padroeira dos povos ciganos), a programação será desenvolvida, pela manhã e à tarde, na Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – ACACCIL,e inclui roda de diálogos sobre a identidade, a cultura, a história e políticas públicas para os ciganos, além de apresentações artísticas e culturais.

“No Brasil estima-se que sejam aproximadamente 800 mil ciganos, principalmente representantes das etnias Rom e Calon”, diz o professor João Domingos, membro e colaborador da ACIPE.

Guanabara Comunicação