Carlos Santos quer fortalecer cadeia têxtil local

por Victor Vargas — publicado 05/05/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h55

O vereador Carlos Santos (PRB), que participou no mês passado, da Agreste Tex – Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil, realizada no Polo Comercial de Caruaru, esteve com a empresária cearense Maria José de Carvalho, diretora da EBT – Editora Brasil Têxtil e do Portal Textilia.net, junto com o Prof. Fábio Junior da Silva, do Senai/Caruaru e ativista do Ciclo Pernambucano de Moda, Arte e Sustentabilidade.

Radicada em São Paulo, a empresária comanda o Grupo MjC|Textília, um dos principais grupos empresariais dedicados à promoção da cadeia têxtil brasileira e foi uma das debatedoras da mesa redonda sobre moda sustentável promovida na Agreste Tex. “A indústria é que move a economia e a moda possui grande responsabilidade e participação nisso. A área mercadológica voltada para o cenário têxtil necessita de atenção, neste cenário de crise econômica principalmente, e acredito que uma parceria com a Textília pode ajudar a fortalecer esse segmento em Caruaru”, falou o vereador Carlos Santos.

Vice-presidente da Escola do Legislativo Ministro Fernando Lyra – Escolegis, da Câmara Municipal de Caruaru, o parlamentar considera que a oferta de cursos voltados para a área pela Escolegis seria um propulsor dessas atividades na região, proposta acolhida com entusiasmo pela diretora do Grupo MjC. “Desejo que ele tenha coragem de promover essa cadeia têxtil, começando pelas escolas públicas, com crianças de 7 a 15 anos, para que elas compreendam o valor, não só de um possível mercado, mas também o valor da grandeza que essa cadeia têxtil, essa indústria pode dar à vida dela, a contribuição na vida dela. O celular tem têxtil, o painel do carro tem têxtil, nós precisamos mostrar isso a essas crianças, despertar nelas o interesse para ser um técnico têxtil, um designer, um engenheiro dentro dessa cadeia, porque está faltando mão de obra qualificada no Brasil”, comentou Maria José.

O vereador acredita que seja possível transformar a ideia em realidade e se dispôs a apresentar o projeto e defendê-lo entre seus pares. “Eu assumo o compromisso de promover essa cadeia têxtil dentro da Escola do Legislativo de Caruaru. A Escolegis será um elo para intercâmbios com profissionais locais e de outros estados, para os cursos voltados ao investimento na mão de obra qualificada, para que nos tornemos mais competitivos e assim possamos impulsionar o desenvolvimento do nosso Agreste”, disse Carlos Santos, que convidou a empresária cearense para ser parceira da escola. “Terei o maior prazer de voltar aqui em Caruaru e falar sobre a importância de promover essa cadeia”, prometeu a diretora do Grupo MjC|Textília.

Fotos: Victor Vargas/AscomCâmara e Divulgação/gabinete do vereador
12966378_10204499902137198_1165434701_n