Capacitação em sistema de transparência da Câmara de Caruaru aconteceu nesta sexta (26)

por Núcleo de Comunicação — publicado 26/07/2019 12h15, última modificação 26/07/2019 12h18

A Câmara de Caruaru realizou nesta sexta-feira (26) um curso de atualização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o SAPL. Participaram da capacitação assessores parlamentares, estagiários da casa e também jornalistas, radialistas e demais profissionais de imprensa. O presidente da Casa, vereador Lula Tôrres (PSDB) deu as boas-vindas aos participantes e lembrou da importância dessa capacitação. “É pela informação que a sociedade hoje pode valorizar os instrumentos democráticos que nós temos no nosso país. Fico feliz e agradeço a Deus por estar vivendo esse momento de harmonia na casa, com a imprensa, com os assessores, os vereadores e a vereadora, enfim, com todo o corpo que rege esta casa.” enfatizou o presidente.


O programador da Câmara, Fábio Belo, especialista em Tecnologia da Informação (TI), foi o responsável por explicar o passo a passo para uma utilização mais eficaz dos recursos do sistema em funcionamento. “Para os assessores parlamentares uma das utilidades é evitar a duplicidade de requerimentos e outros tipos de proposituras, uma vez que estamos explicando como enviar esses documentos pelo sistema de forma mais eficaz. Para os comunicadores a ideia é mostrar como fazer as pesquisas no SAPL para ajudar no trabalho dele.” lembrou Fábio.


Para os comunicadores a ferramenta facilita a rotina profissional. “O processo legislativo é bem complexo e o SAPL ajuda demais na hora da apuração e consequentemente na hora de fazer as reportagens. Saber um pouco mais como usa-lo é uma grande oportunidade” disse o jornalista Mário Flávio, que participou da capacitação.


Além de garantir agilidade no processo legislativo o SAPL também foi importante na economia de gastos da casa jornalista José Carlos Florêncio, que só com uso de papel gastava por ano R$ 9.600. “Economia, transparência, tudo isso é bacana nos dias de hoje, de tanta cobrança, de tanto descredito na política, então quando você observa que tem gente querendo fazer diferente a gente tem que prestigiar e apoiar” ressaltou Risoni Santos, jornalista e assessora parlamentar.


A ferramenta ainda foi fundamental para que a Câmara de Caruaru ficasse entre as cinco casas legislativas mais transparentes de Pernambuco, segundo levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ficando a frente de munícipios importantes como Recife, Olinda e Jaboatão.

registrado em: ,