Campanha “Imposto de Renda com Solidariedade” foi apresentada em Sessão Ordinária

por Fernanda Lira — publicado 09/04/2024 21h40, última modificação 09/04/2024 21h43
Colaboradores: Risoni Santos
Iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos propõe ampliação de políticas públicas

Foto: Vladimir Barreto

Na Câmara Municipal de Caruaru, temas como os direitos dos idosos, diagnóstico de doenças raras e segurança pública foram debatidos, nesta terça-feira (9).

Idosos

Na sessão, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso estiveram presentes, incluindo a presidente Damaris dos Santos Tanaka e o vice-presidente, Roberto Gercino. Damaris explicou um pouco sobre a criação e o funcionamento do Conselho, além das contribuições desempenhadas pela corporação em função da qualidade de vida da população idosa.

A campanha "Imposto de Renda com solidariedade", que está sendo realizada pelo Conselho, foi defendida pelos gestores como um meio importante para a ampliação das políticas públicas em prol da pessoa idosa. Ao usar a tribuna, Gercino explicou que com a adesão dos 3% destinados ao idoso, no Imposto de Renda, os contribuintes podem fazer grande diferença na vida deste público.

Doenças raras

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), cedeu seu momento de fala para Érica Fernanda de Souza, voluntária da Associação Aliança Rara Brasil, que explicou as dificuldades enfrentadas por pessoas acometidas com alguma doença rara. Érica afirmou que “apesar de raras, nós temos 30 milhões de pessoas no mundo e 3 milhões no Brasil”, e completou “é muita gente doente, mas invisível”.

Algumas das pontuações feitas pela convidada incluem o despreparo da medicina brasileira e mundial no diagnóstico das doenças raras; a existência de milhares de tipos destas enfermidades e como a maior parte são de origem genética. Além disso, o desinteresse comercial da indústria farmacêutica em investir nas medicações - pela demanda inferior em relação a doenças mais comuns, foi descrito por Érica como um empecilho na vida da população afetada.

O Professor Jorge Quintino (PODE) relembrou a postura da Casa Legislativa diante desta causa, quando propôs o uso do cordão de girassol como forma de identificação para as pessoas que possuem alguma doença rara, antes da medida ser implementada nacionalmente. “Nós antedatamos em relação à instância Federal, demonstrando que a Casa está atenta às necessidades da população”, concluiu o parlamentar.

Cultura

Perpétua Dantas (Avante), ao usar a tribuna, relembrou que neste mês se celebra em Caruaru a Semana Cultural da Dança e também o Dia do Profissional da Dança, datado em 29 de abril. A vereadora saudou os artistas caruaruenses que compõem a cena local da referida prática cultural.

Segurança e Infraestrutura

Mano do Som (PDT) pediu ao governo estadual reforço policial no bairro Indianópolis. O vereador denunciou que os relatos de crimes, como invasão de domicílio e roubo, são diários por parte dos moradores do local.

Na tribuna, o vereador Fagner Fernandes (PDT) enfatizou suas preocupações com a reforma que vem sendo feita na Avenida José Rodrigues de Caruaru. Para o parlamentar, é preciso ter cautela com a logística envolvida na obra, no intuito de não causar problemas de mobilidade, como engarrafamento.

Acompanhe as atividades da Casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. A próxima sessão ordinária será na quinta-feira (11). Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.