Câmara vota três matérias que tratam sobre a pandemia da Covid-19 nesta terça-feira (30)

por Heberton Martins — publicado 30/03/2021 13h45, última modificação 30/03/2021 13h57
As proposituras destacam a alteração no funcionamento da feira e a inclusão dos pacientes de hemodiálise e servidores da Caixa Econômica Federal na vacinação contra o coronavírus.
Câmara vota três matérias que tratam sobre a pandemia da Covid-19 nesta terça-feira (30)

Foto: Vladimir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio realiza na tarde desta terça-feira (30) mais uma sessão plenária virtual, conforme previsto do regimento interno. Dentre as demandas que serão apresentadas e votadas hoje, destacamos três proposituras de autoria do Legislativo - assinadas pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta, e subscrito pelos demais vereadores e vereadoras, cujo conteúdo irá impactar de forma considerável a rotina da cidade de Caruaru. 
A primeira é a indicação 103 que pretende modificar o Decreto Estadual e alterar o funcionamento das feiras, sobretudo a feira da Sulanca de Caruaru. Segundo a justificativa, a determinação do Governo do Estado, que autoriza o início do horário da Feira da Sulanca a partir das 10h é prejudicial para o desenvolvimento das transações comerciais no local, considerando que o maior número de clientes vai ao local durante o período da manhã. Para tanto, a indicação pretende restabelecer o horário das 5h para o início das atividades da feira. 

Será votado o requerimento 1464, que solicita à Secretária de Saúde do município para que os pacientes renais crônicos em tratamento de hemodiálise sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. De acordo com a justificativa da matéria, os pacientes com problemas renais crônicos, que passam pelo complexo tratamento de hemodiálise, possuem a saúde bastante frágil e devido a necessidade de se deslocarem aos locais de tratamento ao menos três vezes por semana não podem cumprir com os protocolos de isolamento social, tornando-se um público bastante vulnerável e suscetível a ter complicações em decorrência de uma possível contaminação do Coronavírus. 

O requerimento 1465 solicita que os servidores da Caixa Econômica Federal, que atuam no município, também sejam incluídos entre os grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. A propositura defende que os profissionais possuem um papel fundamental para manutenção das estruturas econômicas da sociedade, desempenhando atividades essenciais, como pagamento do auxílio emergencial, que beneficia diversas famílias prejudicadas com a crise econômica causada pela pandemia. Reforçando, ainda, que o pagamento do benefício nas agências bancárias da Caixa expõe os servidores ao risco de contágio da Covid.