Câmara Municipal debate melhorias para o aeroporto e autódromo de Caruaru e aprova o Refiz

por Dayane Carvalho — publicado 28/09/2023 20h32, última modificação 28/09/2023 20h32
Colaboradores: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

Na quinta-feira (28), os parlamentares realizaram a 58° Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Caruaru. Entre as pautas da reunião, esteve em discussão a atual situação do Autódromo Internacional Ayrton Senna e do Aeroporto Oscar Laranjeiras. O abandono dos espaços foi tema da fala do vereador Mano do Som (União Brasil).

Na ocasião, Mano apresentou fotos da degradação das instalações e da pista do autódromo, que outrora foi sede de diversos eventos automobilísticos importantes para o município. O parlamentar indicou que uma possível solução para a reestruturação do espaço seria a realização de uma parceria público-privada. “Investir no autódromo é importante para movimentar a economia da cidade com os eventos realizados”, complementa. Mano informou ainda que apresentou requerimento para realização de audiência pública que tratará sobre o tema.

O Aeroporto Oscar Laranjeira também foi tema da sessão, quando Mano do Som compartilhou a notícia da parceria realizada entre a Prefeitura de Caruaru e o Ministério de Portos e Aeroportos. Segundo o parlamentar, agora será possível fazer o balizamento noturno na pista de pouso. Contudo, a presença do matadouro e curral de gado próximo a localidade foi um problema lembrado pelos vereadores Val Lima (União Brasil) e Bruno Lambreta (PSDB). “A retirada do matadouro é urgente para garantir segurança nos pousos e decolagens, uma vez que as aves que sobrevoam a área devido a presença dos animais mortos, podem comprometer a visão do piloto”, comenta Lambreta. Além disso, Lula Tôrres apontou que as antenas presentes no Monte Bom Jesus também são um problema para a aviação.

Cultura

O Coordenador do Ateliê Cidade, Humberto Botão, usou a tribuna na sessão para apresentar o projeto que recebeu incentivo da Fundação de Cultura de Caruaru, a partir de edital de incentivo às artes visuais durante o São João de 2023. Botão contou que os artistas selecionados confeccionaram as suas obras em espaços públicos do município durante as festas juninas. O trabalho dos artistas estará exposto no prédio da Fundação até o dia 5 de outubro. Depois, as peças serão leiloadas e o dinheiro, doado para instituições carentes do município.

No momento, Humberto mencionou as insatisfações com o edital da Lei Paulo Gustavo. A vereadora Perpétua Dantas (PV) também prosseguiu com as reivindicações sobre a lei. Em seu momento, leu o ofício escrito pela classe artística que descreve os principais obstáculos enfrentados para a submissão dos projetos culturais no edital. A inacessibilidade no processo de inscrição foi o principal ponto apresentado. “A política não pode ser excludente com classes que não sabem como escrever projetos culturais” e conclui “é necessário a democratização do acesso para todos que estão interessados no edital”.

Projeto Refis

O requerimento n° 2404 do Presidente da Casa, Bruno Lambreta, que dispõe sobre o projeto Refis – programa que tem o objetivo de incentivar a regularização de débitos do Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) – foi aprovado por unanimidade pela Casa. Assim, a população poderá quitar suas dívidas, melhorando a arrecadação do município e aprimorando os serviços prestados.

Centro de Acolhimento ao Idoso

O vereador Maurício Caruaru (PODE) apresentou o anteprojeto de lei que trata da criação de um Centro de Acolhimento ao Idoso na cidade. O parlamentar informou que vem lutando pela causa, e que já apresentou ideia para a criação de um espaço que possa acolher a população idosa durante o dia realizando atividades e à noite retornar às suas casas.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.