Câmara institui medalha que homenageia lideranças das religiões afro-brasileiras em Caruaru

por Fernanda Lira — publicado 22/02/2024 22h35, última modificação 22/02/2024 22h43
Colaboradores: Catiane Damas
Igualdade entre gêneros e liberdade religiosa foram defendidas em Sessão Ordinária

Foto: Vladimir Barreto

Nesta quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Caruaru, a luta por direitos civis e pela liberdade na expressão da fé foram questões abordadas na Sessão Ordinária. “Quando a gente encontrar nessa Casa todas as representatividades, não só de homens e mulheres, mas de raça, de religiosidade [...] é que fielmente seremos a Casa do Povo”, destacou a secretária de Política para Mulheres, Luana Marabuco, que participou da reunião e fez uso da tribuna. Luana frisou que enxerga essa luta na atual composição da Casa.

Durante a sessão, o Professor Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE) usou a tribuna para homenagear a figura feminina Mãe Lourdes d’Oxum, símbolo da valorização religiosa e cultural de matrizes africanas. Seu nome será honrado em uma medalha entregue a lideranças religiosas da cidade, a pedido de decreto legislativo feito por Quintino. “A associação de povos de terreiros de Caruaru vem dialogando e trazendo demandas e em breve teremos muitos avanços a partir desses diálogos”, concluiu o professor. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), parabenizou a iniciativa e saudou os integrantes da associação que assistiam a sessão.

Representatividade

No próximo dia 24 se comemora a conquista do voto feminino, recente na história do país, e Marabuco relembrou que além do direito de votar, ser também representada nos diferentes espaços da sociedade é de suma importância. A secretária, ao citar as vereadoras Aline Nascimento (CIDA), Perpétua Dantas (PV), Katia da Rendeiras e (REPUBLICANOS) Mery da Saúde (PSD), afirmou que no Poder Legislativo, “essas quatro mulheres representam as mulheres de Caruaru”. Luana também enfatizou que é preciso “abrir a mente” para movimentos sociais que lutam por igualdade e não por supremacia.

Direitos civis

O vereador Anderson Correia (PP) revelou na tribuna que delegacias de Caruaru não possuem insumos para receber e atender o público por falta de recursos básicos, “aquelas pessoas que chegam com suas angústias, precisam de uma água e não tem”, lamentou. O parlamentar salientou existir ainda muitos outros problemas e pediu sensibilização à SDS - órgão responsável pela Segurança e Defesa Social de Pernambuco, com a situação para que os servidores possam atender de forma digna os cidadãos.

A vereadora Perpétua Dantas (PV), ao comentar um caso de racismo ocorrido em Porto Alegre (RS), em que um homem negro foi preso após denunciar agressão que havia sofrido por um homem branco, defendeu que o direito penal é seletivo. “Nós ainda precisamos caminhar muito para a igualdade”, expressou a parlamentar.

Vila de Xicuru

Bruno Lambreta retomou a pauta do asfalto, em construção, que liga a cidade à comunidade de Xicuru, no quarto Distrito e que tem sido motivo de preocupação entre moradores em relação ao processo de execução. Após conversar com o secretário de obras, Andrews Melo, Lambreta afirmou que a operação está sendo bem executada e reforçou o papel da Câmara em acompanhar de perto e fiscalizar as ações do executivo como representantes da população.

Filipe José (PTB) comentou a queixa de empresários do ramo têxtil que produzem suas confecções na região, não recebem isenção do IPTU, e diariamente têm que transitar por trechos como o que liga a Vila Xicuru ao Nina Liberato, mas não acessam uma estrada digna.

Chuvas e inundações

O decano da Casa, Leonardo Chaves (PSDB), demonstrou sua preocupação com a falta de estrutura de alguns bairros para suportar as chuvas fortes que, este ano, já estão começando a alagar ruas. Dentre as políticas possíveis para solucionar, de acordo com o parlamentar, está a construção de pontes.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.