Câmara homenageia Douglas Cintra com medalha honorífica

por Victor Vargas — publicado 16/06/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h55

A Câmara Municipal de Caruaru realizou sessão solene, na noite desta quarta-feira (15), para fazer a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Prefeito João Salvador dos Santos ao empresário e suplente de senador Douglas Cintra, propositura do vereador Heleno do Inocoop (PRTB). Aprovada por unanimidade através do Decreto Legislativo nº 854, de 27 de abril de 2016, a medalha que leva o nome do primeiro prefeito do município é concedida a políticos que, reconhecidamente, se destacaram em sua missão em benefício de Caruaru. “É um momento de muita emoção e alegria conceder uma medalha a uma pessoa que tanto pensou e pensa em Caruaru. Conheço Douglas Cintra desde menino, sempre trabalhando ao lado do pai, ajudando a construir a empresa da família”, comentou o autor da propositura.

Filho de conhecida família ligada ao setor atacadista e de supermercados, Douglas Maurício Ramos Cintra se tornou o primeiro senador de Caruaru ao assumir, como primeiro suplente, na vaga do também pernambucano Armando Monteiro (PTB) quando este se licenciou para disputar o governo do Estado em 2014 e quando, logo após, foi nomeado ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior pela então presidente Dilma Rousseff. No cargo entre julho de 2014 e maio de 2016, Cintra teve uma atuação intensa, sendo relator em 72 projetos de lei, como o que cria o programa de certificação do artesanato e regulamenta a profissão de artesão, e autor de projetos como o que cria a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) do Polo Caruaru e Campina Grande para fortalecer o setor confeccionista local.

Em seu discurso na tribuna, o empresário agradeceu a homenagem e falou da crise política nacional, defendendo a punição a políticos que se envolvem em malversação do dinheiro público como o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) e destacando as casas legislativas que, a exemplo de Caruaru, atuam dentro da política da transparência. “Precisamos diferenciar as instituições dos indivíduos e aqui, na Câmara de Caruaru, o presidente Leonardo Chaves tem feito uma boa administração, com um portal atualizado, onde o cidadão tem acesso às informações que a lei da transparência determina”, comentou Cintra.

O presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PDT), agradeceu a menção, destacou “a honra da concessão da medalha do primeiro prefeito constitucional do município ao primeiro senador de Caruaru” e secundou o homenageado na defesa da punição aos maus políticos: “Político que rouba tem que ser cassado e perder seus direitos políticos para sempre, inclusive ter seu título eleitoral cancelado para nunca mais poder votar ou ser votado”, afirmou Chaves.

A solenidade foi prestigiada por amigos e familiares de Cintra, por vereadores, artistas e pelos secretários executivos Alexandre da Costa Góis (Destra) e Adriana Queiroz (Ação Social), além do delegado Erick Lessa, gerente operacional da Polícia Civil no Interior de Pernambuco.

Fotos: Vladimir Barreto/AscomCâmaraDSC_0505 cópia