Câmara discute educação inclusiva, segurança e abastecimento na 37ª Sessão Ordinária

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 07/08/2025 19h31, última modificação 07/08/2025 19h31
Parlamentares destacam pautas sociais, infraestrutura urbana e demandas da população na reunião desta quinta-feira (07)
Câmara discute educação inclusiva, segurança e abastecimento na 37ª Sessão Ordinária

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, nesta quinta-feira (07), a 37ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. O encontro teve início às 16h, no plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, e reuniu as vereadoras e os vereadores para apreciação de proposições e debates sobre temas relevantes para o município.

Durante o 1º Expediente, o vereador Professor Jorge Quintino (PODE) apresentou um anteprojeto de lei que propõe a criação de um programa de capacitação continuada e gratuita para os profissionais da rede municipal de ensino. A medida tem como foco o atendimento a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de cursos, oficinas e formações periódicas. 

A proposta prevê parcerias com universidades, organizações não governamentais e instituições especializadas. 

O presidente da Casa, vereador Bruno Lambreta (PSDB), propôs uma reflexão sobre os 19 anos da Lei Maria da Penha, destacando Caruaru como referência no combate à violência contra a mulher. Em sua fala, também abordou o cenário político nacional, lamentando a polarização e a postura de determinados parlamentares no Congresso Nacional diante do debate sobre a taxação imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O vereador Anderson Correia (PP) voltou a cobrar ações de requalificação nos bairros Luiz Gonzaga e Nova Caruaru, visando à melhoria da mobilidade. Solicitou ainda a implantação de uma Companhia da Polícia Militar no bairro Xique-Xique, como forma de ampliar a segurança pública na localidade e em bairros adjacentes. Correia também comentou sobre demandas relacionadas ao Central Sport Club.

Em sua fala, Raminho Xavier (PSD) solicitou a inclusão de Caruaru no programa estadual “Água para Todos”, lançado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), destacando as dificuldades de acesso à água na zona rural do município. Em aparte, o vereador Edilson do MST (PT) reforçou o pedido.“A gente que vive na zona rural sabe a importância que é ter uma cisterna”, disse.

Gil Bobinho (PSB) atualizou a situação dos ambulantes que atuam na Avenida Lorival José da Silva, nas proximidades do Posto Sulanca. Segundo o parlamentar, após articulação junto ao Poder Executivo, foi firmado um acordo com os trabalhadores para a requalificação do espaço onde serão realocados. Gil Bobinho também registrou os recém completados 78 anos de fundação do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Durante a Ordem do Dia, foram aprovadas as demais matérias constantes.

GRANDE EXPEDIENTE

No Grande Expediente, o vereador Fagner dos Animais (PDT) comentou sobre sua visita recente ao Parque 18 de Maio e cobrou mais sensibilidade do Poder Público em relação aos ambulantes que ali vendem seus produtos. Ele reafirmou seu compromisso com os trabalhadores informais. A fala recebeu apoio dos vereadores Mano do Som (PDT) e Gil Bobinho (PSB), que endossaram as colocações de Fagner.

Ao final da reunião, o presidente da Casa, vereador Bruno Lambreta (PSDB), fez uma homenagem ao Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo. “Infelizmente não tenho fisicamente a presença do meu pai, mas ele está presente todos os dias, pelo o que ele representa para mim, pela referência e todo o exemplo que é para mim. É uma data muito especial, desejo a todos os pais caruaruenses e também às mães solos que têm a responsabilidade de assumir este papel tão importante”, declarou.

Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para terça-feira (12), às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.

As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL).