Câmara debate inserção do ICIA em programas do SUS durante Audiência Pública

por Thayná Leite - Estagiária de Jornalismo (com supervisão de Catiane Damas) — publicado 17/12/2018 13h25, última modificação 20/12/2018 18h52
Hoje, o instituto atende mais de mil crianças e a ação permitiria ampliar a sua assistência aos casos de câncer infantil no agreste pernambucano.

Seu filho tem manchinhas pelo corpo ou está frequentemente cansado, com fraqueza, pálido e/ou acorda enjoado?  Em fotos com flash aparece alguma coisa diferente nos olhos do seu pequeno? Esses podem ser alguns dos sintomas do câncer infantil.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que só no Brasil, em 2018 e 2019, podem surgir 420 mil novos casos de câncer e desse percentual, 12.500 crianças e adolescentes podem ser diagnosticadas com câncer (até os 19 anos). O número é alarmante e com o diagnóstico precoce, esse índice pode diminuir significativamente. Para isso, os pais precisam estar sempre atentos a qualquer mudança do filho.

A preocupação com esses dados apresentados foi o que levou a proposição de uma Audiência Pública para tratar da inserção do ICIA em projetos das Secretarias Municipal e Estadual de saúde, que ocorreu, na última segunda-feira (17), no plenário do Poder Legislativo de Caruaru, de autoria do vereador e presidente da Câmara de Caruaru, Lula Tôrres.

Em entrevista, um dos idealizadores do instituto em Caruaru, o oncologista Dr. Luiz Henrique Soares, relata: “a instituição nasceu de realidades que a gente via. Como médico pude ver muitas famílias com dificuldades de conseguir tratamento em Recife e conseguir onde ficar. Eu vi pacientes ao relento, famílias dormindo em calçadas, sem ter o que comer. Vi pais abandonarem o tratamento porque não tinham recursos pra manter o filho um ano, dois anos viajando de cidade em cidade, por cerca de 400 e 600 quilômetros. Que renda eles teriam pra poder fazer esse tratamento? Muitas vezes, eu vi as crianças morrerem, não do câncer, mas de problemas sociais”, afirma o médico.

Atualmente, são mais de mil crianças em tratamento no ICIA. Com a adesão ao sistema de saúde, as famílias carentes do agreste pernambucano podem fazer o tratamento de seus pequenos sem necessidade de gastos expressivos com passagem. Além do mais, pais e outros cuidadores podem estar mais presentes durante todo o tratamento. Vencer o câncer fica mais fácil quando se está cercado de amor.

Cerca de 80% das crianças internadas na capital, eram vindas do interior de PE, apenas 30% era de Recife. Com a implantação do ICIA, os pacientes recebem melhor assistência.

O presidente Lula Tôrres explica a importância de prestar assistência ao ICIA: “a intenção é ajudar e, para isso, abrimos a casa pra uma discussão formal em audiência pública. E agora estamos lutando junto ao Poder Executivo e Judiciário para chegarmos ao Recife e conseguirmos - com o governo do estado - o credenciamento do ICIA no SUS. Com o credenciamento sobrará recursos para investimento em áreas urgentes e que o SUS não cobre. Estamos nessa luta e conscientizando a sociedade”, declara o presidente da Câmara de Caruaru.

Com o credenciamento do SUS, o instituto - que partiu de uma empresa privada, mas se mantem como filantrópico -  poderá beneficiar ainda mais os pacientes juvenis, através do apoio governamental. Segundo Dr Luiz Henrique, o ICIA tem os custos elevados e não recebe muito apoio.

“O Caruaru da Sorte é quem vem prestando amparo e é preciso que o governo Federal e Estadual e municipal preste auxilio ao instituto”, afirma o presidente da Câmara, Lula Tôrres.

Alysson
Alysson disse:
23/12/2018 15h15
Muito bom o texto e a informação. Parabéns aos elaboradores.
StepEdile
StepEdile disse:
11/06/2019 01h35
Where Can I Buy A Z Pack Online Amoxicillin Horse <a href=http://drugs2k.net>cialis</a> Potenzmittel Cialis Haltbarkeit
StepEdile
StepEdile disse:
29/06/2019 21h27
Isotretinoin Order Now Free Consultation What Is Cephalexin Prescribed To Treat Amoxicillin Canine Pharmaceutical <a href=http://drugsor.com>levitra cheap</a> Online Clomid No Prescription Where To Buy Celexa Online Real Isotretinoin
Comentários foram desativados.