Câmara de Caruaru reforça escuta popular e aprova projetos sobre saúde, educação e inclusão

por Yan Lucca publicado 03/06/2025 20h22, última modificação 03/06/2025 20h22
Durante a 31ª Sessão Ordinária, parlamentares debateram novas propostas e destacaram a importância da participação cidadã por meio de pesquisas online
Câmara de Caruaru reforça escuta popular e aprova projetos sobre saúde, educação e inclusão

Foto: Vladimir Barreto / CMC

O Poder Legislativo realizou, nesta terça-feira (3), a 31ª Sessão Ordinária da atual legislatura. Na abertura dos trabalhos, o presidente Bruno Lambreta (PSDB) destacou a importância da escuta ativa da população e reforçou que estão disponíveis, no site oficial da Casa, pesquisas externas voltadas à avaliação de serviços como ouvidoria, acessibilidade, atendimento dos gabinetes e uso do SAPL.

>>> Clique aqui para realizar a pesquisa

Propostas voltadas à saúde, inclusão e educação

Durante o Primeiro Expediente, o vereador Mano do Som (PDT) apresentou a Indicação n.º 343, destinada ao Governo de Pernambuco, sugerindo a ampliação da estrutura do Hospital São Sebastião, com criação de novos leitos de enfermaria, UTIs e serviços especializados.

Anderson Correia (PP) anunciou uma nova proposta para redução da alíquota de ICMS sobre rações destinadas a ONGs de proteção animal, passando dos atuais 18% para 5%, mesmo percentual aplicado à cesta básica.

O vereador Jorge Quintino (PODE) apresentou um requerimento voltado à criação de um programa piloto nas escolas públicas municipais para identificação precoce de sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com uso de inteligência artificial e mapeamento comportamental.

Por sua vez, Silvio Nascimento (PL) defendeu na tribuna a liberdade de imprensa. O parlamentar informou que protocolou projeto para instituir a Semana Municipal da Liberdade de Imprensa, a ser celebrada sempre no dia 7 de junho.

O vereador Gil Bobinho (PSB) relatou participação no congresso nacional de seu partido, em Brasília, e visitas a gabinetes, incluindo o da senadora Teresa Leitão (PT). Já o vereador Delegado Lessa (REPUBLICANOS) apresentou duas propostas: uma para criação do Junho Vermelho no calendário oficial, em alusão à doação de sangue, e outra voltada à criação de uma comenda para policiais judiciários.

Também participaram da discussão os vereadores Fagner dos Animais (PDT), que comentou sobre o TEA, e Cabo Cardoso (AVANTE), que tratou de temas políticos.

Votações na Ordem do Dia

Foram aprovados por unanimidade os seguintes projetos:

  • Projeto de Lei n.º 10.105/2025, de autoria do vereador Anderson Correia, que institui a Semana Municipal de Conscientização da Síndrome de Wolf-Hirschhorn, conhecida como "Lei Maria Eduarda", a ser realizada anualmente na segunda semana de abril.

  • Projeto de Lei n.º 10.128/2025, de autoria da vereadora Aline Nascimento (PP), que denomina a nova lavanderia pública do Residencial Luiz Bezerra Torres como Lavanderia Maria Eunice de Albuquerque.

Outras matérias da pauta também foram aprovadas em bloco pelos parlamentares.

Grande Expediente

Na etapa final da sessão, os vereadores Fagner dos Animais e Cabo Cardoso voltaram à tribuna para comentar assuntos de ordem política, reforçando seus posicionamentos e articulações em curso.

Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para a próxima quinta-feira (05), às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.

As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL).

Assista a sessão na íntegra