Câmara de Caruaru recebe certificação com selo prata pela transparência em informação de uso dos recursos públicos

por Fernanda Lira — publicado 14/12/2023 23h45, última modificação 14/12/2023 23h44
Colaboradores: Risoni Santos

Vladimir Barreto

Nesta quinta-feira (14), o Poder Legislativo de Caruaru contemplou questões ligadas ao transporte urbano e saúde pública no município. Além disso, a Casa legislativa recebeu a informação de que está entre as câmaras de Pernambuco que mais tem eficiência na transparência de seu gasto público.

Na sessão ordinária, o presidente da União dos Vereadores do Brasil Seccional Pernambuco (UVB/PE), Edmilson Henauth, esteve presente para entregar uma certificação de eficiência no uso dos recursos públicos e também na transparência com a divulgação desta prática. 24 das 184 câmaras de Pernambuco foram reconhecidas, entre elas Caruaru, que recebeu o selo prata.

Saúde

Perpétua Dantas (PV) e Ranilson Enfermeiro (PSDB) demonstraram indignação com a situação de pacientes da UPAE que, mesmo com problemas graves de saúde, demoram a ser transferidos para o Hospital Regional por falta de ambulância. Perpétua ressaltou que reconhece a existência de dificuldades, mas que é um absurdo a situação que ouviu, em que um senhor, com a bacia quebrada, esperava há mais de 24h pela transferência.

Mauricio Caruaru (PODE) falou sobre a situação do Centro de Oncologia de Caruaru, que está com folhas de pagamento atrasadas devido a uma questão burocrática em uma gerência jurídica de Recife. O vereador pediu sensibilidade ao governo estadual pela situação que afeta os funcionários e consequentemente a saúde municipal.

Transporte público

O professor Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE), que tem usado a tribuna para falar sobre mobilidade urbana, comemorou a nova política pública da prefeitura que permitirá gratuidade nas tarifas de ônibus para estudantes, além do retorno da tarifa zero para idosos entre 60 e 64 anos.

O parlamentar destacou o papel da Casa legislativa pela causa. Anderson Correia (PP) também ressaltou a movimentação dos parlamentares que, desde o surgimento da demanda, buscaram atender a população idosa e votaram de forma unânime para que esse projeto partisse do executivo.

Infraestrutura

Filipe José (PTB) solicitou requalificação nas estradas rurais. Nelson Diniz (CIDA) falou sobre a necessidade de passarela no entorno da Rua João Soares de Lira e comemorou a readequação nas muretas da Ponte dos Mocós, que, de acordo com o parlamentar, possuíam tamanho inadequado.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.