Câmara de Caruaru realizou 38ª Sessão Ordinária com debates sobre LDO, segurança e políticas sociais

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 13/08/2025 12h35, última modificação 13/08/2025 12h33
Parlamentares discutiram propostas, aprovaram matérias e reforçaram temas como transparência pública e proteção à infância
Câmara de Caruaru realizou 38ª Sessão Ordinária com debates sobre LDO, segurança e políticas sociais

Foto: Vladimir Barreto

Na tarde desta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Caruaru promoveu a 38ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Conduzida pelo presidente Bruno Lambreta (PSDB), a reunião ocorreu no Plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio e contou com debates sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), segurança pública, proteção à infância e outros temas de interesse coletivo.

O presidente lembrou aos parlamentares que o prazo para envio de emendas à LDO (Projeto de Lei nº 10.164/2025) se encerraria nesta terça-feira, às 23h59.

Debates sobre LDO, transparência e demandas sociais

Na Tribuna, o presidente Bruno Lambreta (PSDB) registrou a importante iniciativa do Governo de Pernambuco de incluir calçados no fardamento escolar, por meio da Secretaria Estadual de Educação, com repasse de R$ 150 por aluno.

O parlamentar também celebrou a conquista do Selo Diamante de Transparência Pública, concedido à Casa pela Atricon, e destacou a Audiência Pública realizada na última segunda-feira (11), que tratou da LDO. Segundo ele, “a LDO é a bula do remédio, uma forma simples de explicar à população o que representa a Lei de Diretrizes Orçamentárias”, ressaltando o orçamento previsto de R$ 2,3 bilhões para 2026.

Professor Jorge Quintino (PODE) apresentou um anteprojeto de lei propondo campanhas educativas permanentes em escolas e capacitação anual para responsáveis, com foco no combate à adultização de crianças na internet.

Na tribuna, o vereador Raminho Xavier (PSD) defendeu a criação de um plano de cargos e carreiras para agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde.

Em sua fala, o vereador Delegado Lessa (REPUBLICANOS), líder da oposição, relatou recente visita à Rua Saldanha da Gama e ao albergue municipal, acompanhado do vereador Gil Bobinho (PSB). Lessa apontou problemas na estrutura e criticou a presença de usuários de drogas e pessoas de outras cidades no local.

O vereador Mano do Som (PDT) apoiou as falas de Lessa e Bruno, comemorando a aprovação de requerimento de seu gabinete para abertura de concurso público destinado a bombeiros civis.

Gil Bobinho (PSB) reforçou as críticas às condições do albergue e manifestou preocupação com o aumento da violência na região.

Na Ordem do Dia, foram aprovadas por unanimidade, em discussão em bloco, todas as matérias constantes na pauta.

Grande Expediente: esporte, segurança e combate à violência contra a mulher

No Grande Expediente, o vereador Anderson Correia (PP) solicitou a remissão do débito tributário do Central Sport Club, após análise das ações e execuções relacionadas ao clube.

O vereador Silvio Nascimento (PL) apresentou requerimentos enviados pelo seu gabinete e dois projetos de lei: um que obriga condomínios a comunicarem imediatamente casos de violência em suas dependências, e outro voltado ao Agosto Lilás, com ações de caráter simbólico e educativo para prevenção e combate à violência contra a mulher.

Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para quinta-feira (14), às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.

As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL).