Câmara de Caruaru aprova projetos e debate sobre infraestrutura, saúde e segurança em Sessão Ordinária
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na tarde desta quinta-feira (9), a 54ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Os parlamentares discutiram temas relacionados à saúde pública, infraestrutura, segurança e políticas habitacionais, além de deliberar sobre projetos de lei encaminhados pelo Executivo e pelo Legislativo.
Expediente
Bruno Lambreta (PSDB) abriu os trabalhos dirigindo-se aos agentes de saúde e de endemias do município, destacando a importância da PEC 14, que tramita no Congresso Nacional e prevê regras específicas de aposentadoria para profissionais com mais de 20 anos de serviço público. Ele também parabenizou as categorias e seus sindicatos pela mobilização em defesa da pauta.
Na sequência, o presidente repercutiu a visita da governadora Raquel Lyra ao município para acompanhar as obras da creche do bairro Xique-Xique e da nova Feira do Gado.
Na mesma linha, João Neto (PSD) também tratou da visita da governadora e destacou que, no próximo dia 14 de outubro, haverá reunião no bairro Boa Vista I e II para cadastrar famílias que ainda não possuem escritura de suas residências. Após essa etapa, o processo se estenderá ao bairro Kennedy.
O vereador Cabo Cardoso (Avante) relatou visita ao Autódromo de Caruaru, acompanhando o prefeito, secretários e outros parlamentares. O edil afirmou que o local deverá se tornar o maior complexo de automobilismo do estado. Também tratou das obras no Aeroporto Oscar Laranjeira, destacando as ações conjuntas das gestões municipal e estadual. Cardoso ressaltou o papel fiscalizador do Legislativo, destacando que muitas das ações em curso são frutos de cobranças parlamentares.
O vereador Delegado Lessa (Republicanos) também abordou a reforma e requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira, mas registrou críticas em relação à Feira do Gado e ao Autódromo de Caruaru. O parlamentar ainda manifestou preocupação com a gestão do Hospital Regional do Agreste.
O vereador Silvio Nascimento (PL) iniciou sua fala lamentando o falecimento do empresário caruaruense Jósimo Costa, de 63 anos, conhecido por sua atuação no setor de comunicação e entretenimento. O parlamentar agradeceu aos pares pela aprovação unânime de projeto de sua autoria que proíbe apresentações com teor sexual ou depreciativo em escolas. Em seguida, comentou sobre a importância do aeroporto de Caruaru, comemorou o anúncio da construção da escola no bairro Xique-Xique, incentivou a população a participar do Concurso Unificado do Estado e celebrou a execução de um requerimento de sua autoria, que resultará em ação da prefeitura com oferta de diversos serviços na próxima segunda-feira.
Ordem do Dia
Foram aprovadas por unanimidade as seguintes proposições:
-
Projeto de Lei nº 10.253/2025, de autoria do Poder Executivo, que assegura aos permissionários de mototáxi com cadastro cancelado a possibilidade de reativação até 31 de dezembro de 2025.
-
Projeto de Lei Complementar nº 200/2025, de autoria do Poder Executivo, que adequa o cargo de técnico em segurança do trabalho à legislação federal vigente.
-
Projeto de Lei Complementar nº 201/2025, de autoria do Poder Executivo, que atualiza a legislação municipal referente ao estágio probatório.
-
Projeto de Lei Complementar nº 202/2025, de autoria do Poder Executivo, que amplia cargos efetivos de médico clínico geral plantonista e médico ginecologista e obstetra plantonista.
-
Projeto de Lei nº 10.255/2025, de autoria do vereador Cabo Cardoso (Avante), que denomina Rua Rio Bahia a via de pedestres localizada no bairro Luiz Gonzaga.
Demais matérias constantes da pauta também foram aprovadas em bloco.
Grande Expediente
O vereador Raminho Xavier (PSD) comentou sobre a pauta habitacional mencionada por João Neto, destacando uma indicação de sua autoria encaminhada ao Governo do Estado para atender também a população da zona rural.
O vereador Tafarel (PDT) lamentou o falecimento do empresário Jósimo Costa e ressaltou sua relação pessoal com o empresário. O parlamentar voltou a tratar da situação do Loteamento Hosana, salientou a necessidade de reparos na Avenida Brasil e registrou a visita da governadora Raquel Lyra, parabenizando a gestão pelos investimentos. Também abordou a situação do abastecimento de água na Vila Peladas.
O vereador Lula Tôrres e Paulinho (PSDB) também tratou da situação do abastecimento de água em Peladas.
Os vereadores Galego de Lajes (PSDB) e Gil Bobinho (PSB) trataram de assuntos de natureza política.
Bruno Lambreta (PSDB), presidente da Casa, mencionou o projeto de duplicação da PE-95 e também repercutiu pautas políticas apresentadas pelos colegas ao longo da sessão.
O vereador Fagner dos Animais (PDT) relatou demandas relacionadas ao bairro Indianópolis, com destaque para necessidades de intervenção da Compesa.
Encerrando o expediente, o vereador Cabo Cardoso (Avante) voltou a tratar de temas políticos abordados anteriormente no plenário.
Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para terça-feira, 14 de outubro de 2025, às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.
As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL).