Em Sessão Ordinária, saúde e segurança são pautas de destaque
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na tarde desta terça-feira (07), a 53ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Os parlamentares discutiram projetos de lei de autoria do Poder Executivo e apresentaram requerimentos e moções voltados a diversas áreas do município, como segurança pública, saúde, infraestrutura e educação.
Expediente
Cabo Cardoso (Avante) relatou uma ocorrência envolvendo o efetivo do 4º Batalhão de Polícia Militar, que resultou na prisão de suspeitos de envolvimento em um latrocínio no bairro Nina Liberato. Em reconhecimento à atuação da equipe, o edil protocolou uma moção de aplausos aos dez policiais envolvidos na operação.
O vereador Tafarel (PDT) exibiu um vídeo destacando problemas estruturais e ambientais no Loteamento Hosana. Ele informou que se reuniu com secretários municipais para tratar das demandas e cobrar providências.
Em sua fala, Gil Bobinho (PSB) comentou sobre o prazo de prorrogação do concurso público para profissionais de educação e registrou uma visita, acompanhada por outros parlamentares, às obras do Complexo de Saúde do Vassoural. O vereador também citou uma visita ao bairro Nina Liberato. Mano do Som (PDT) reforçou as observações sobre o andamento das obras no complexo.
O vereador João Neto (PSD) parabenizou os policiais homenageados por Cardoso e relatou reunião com secretários municipais para reivindicar melhorias na comunidade de Taquara de São Pedro, no 1º distrito, onde a população pleiteia uma unidade básica de saúde. Segundo ele, a gestão garantiu a implantação de um atendimento móvel para o local. O parlamentar ainda apresentou requerimento sugerindo a criação de um aplicativo voltado à prevenção de acidentes com motociclistas, com cadastro de contatos de emergência e compilação de dados dos condutores.
O Delegado Lessa (Republicanos) tratou sobre o Complexo de Saúde do Vassoural, destacando que o espaço contará com quatro serviços: fisioterapia, atendimento ao idoso, atendimento especializado e unidade básica de saúde. O parlamentar, contudo, demonstrou preocupação com a ausência de pronto-atendimento na nova estrutura.
Encerrando o expediente, o vereador Fagner dos Animais (PDT) apresentou dois requerimentos: o primeiro solicita à Secretaria de Saúde o reforço do quadro de clínicos gerais no bairro Rendeiras; o segundo, endereçado à URB, pede providências quanto a um imóvel abandonado na mesma localidade, que apresenta risco estrutural.
Ordem do Dia
Durante a Ordem do Dia, foram apreciadas e aprovadas diversas matérias de autoria do Poder Executivo e dos parlamentares. Entre elas, o Projeto de Lei nº 10.253/2025, que permite a reativação de cadastros de mototaxistas cancelados, e o Projeto de Lei Complementar nº 200/2025, que adequa o cargo de técnico em segurança do trabalho às exigências da legislação federal.
Também foram aprovados os projetos complementares nº 201/2025 e nº 202/2025, ambos de autoria do Executivo, que tratam, respectivamente, da atualização da legislação sobre estágio probatório e da ampliação de cargos médicos na Secretaria de Saúde.
No âmbito do Legislativo, destaque para o Projeto de Lei nº 10.141/2025, de autoria do vereador Silvio Nascimento (PL), que institui a Lei da Proteção à Infância nas Escolas, proibindo apresentações culturais com conteúdo inadequado ao público infantojuvenil. O texto foi aprovado em segunda discussão, com emenda substitutiva da Comissão de Legislação e Redação de Leis.
Também foram aprovados projetos de decreto legislativo concedendo títulos honoríficos e medalhas de honra ao mérito a personalidades que contribuem com o desenvolvimento social, educacional e cultural de Caruaru, de autoria dos vereadores Professor Jorge Quintino (PODE), Anderson Correia (PP), Bruno Lambreta (PSDB), Raminho Xavier (PSD) e Delegado Lessa (Republicanos).
Grande Expediente
No Grande Expediente, o vereador Lula Tôrres e Paulinho (PSDB) agradeceu aos colegas pela solidariedade durante o período em que precisou se afastar para tratar de questões de saúde. Em sua fala, o parlamentar também fez um balanço de suas ações na Vila Peladas.
O vereador Raminho Xavier (PSD) destacou o lançamento do programa Prefeitura na Porta Rural no Sítio Antas, no 3º Distrito, e ressaltou a importância da iniciativa para as comunidades da zona rural.
Em seguida, Carlinhos da Ceaca (PODE) convidou a população para a festa do Dia das Crianças, promovida por ele, que acontecerá no próximo domingo, na Praça Geraldo Nóbrega Borba, no bairro Petrópolis.
O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), fez uma reflexão sobre as ações de manutenção e infraestrutura no bairro Centenário, enfatizando a importância da colaboração da comunidade para a conservação dos espaços públicos.
Já Mano do Som (PDT) destacou o reconhecimento mútuo entre situação e oposição nas pautas de interesse coletivo. O vereador também registrou cobranças anteriores à gestão municipal que foram atendidas, como a recuperação de vias nas proximidades da Maternidade Santa Dulce dos Pobres e na Avenida Major João Alfredo, no bairro Rendeiras.
Gil Bobinho (PSB) voltou a tratar das condições dos hospitais de Caruaru e apresentou críticas à gestão estadual de saúde.
Encerrando as falas, o vereador Cabo Cardoso (Avante) abordou temas de natureza política, reforçando a importância do diálogo e da responsabilidade pública, endossadas pelo presidente Bruno Lambreta.
Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para quinta-feira (09 de outubro de 2025), às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.
As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL).