Câmara de Caruaru homenageia instituições adventistas com Medalha Joaquim Nabuco

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 11/09/2025 13h00, última modificação 12/09/2025 09h08
União Nordeste Brasileira e Associação Pernambucana Central recebem honraria por trabalhos sociais e educacionais
Câmara de Caruaru homenageia instituições adventistas com Medalha Joaquim Nabuco

Foto: Vladimir Barreto / CMC

Na noite desta quarta-feira (10), o Poder Legislativo de Caruaru realizou solenidade para homenagear a União Nordeste Brasileira (UNeB) e a Associação Pernambucana Central (APEC) da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Na ocasião, foram concedidas a Medalha de Honra ao Mérito "Joaquim Aurélio Barreto Nabuco", com proposições do vereador Thiago Macaco (PODE).

O vereador Thiago Macaco explicou a importância da condecoração. "Tem gente que pensa que uma medalha é uma coisa simples. Mas só sabe o vereador quando está aqui a dificuldade que temos para escolher e ver quem realmente merece essa medalha para honrar o nome da pessoa que está naquela medalha". O parlamentar destacou sua conexão com a igreja através do Clube dos Desbravadores e enfatizou "é mais que merecido a gente dar essa medalha de honra a vocês, sabendo que cada um aqui representa essa igreja".

A solenidade contou com a presença de membros da Igreja Adventista, integrantes do Motoclube Adventista, participantes do Clube dos Desbravadores, familiares e amigos dos homenageados.

A UNeB desenvolve projetos de assistência social, como os realizados pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), que atua com cursos profissionalizantes, saúde preventiva, apoio emergencial em crises e mutirões comunitários. A instituição também coordena iniciativas de conscientização, a exemplo da campanha “Quebrando o Silêncio”, voltada ao enfrentamento à violência e ao abuso, além de ações como o Clube de Desbravadores, Missão Calebe e Impacto Esperança. Já a APeC, com forte presença em Pernambuco, mantém escolas e projetos voltados à educação e ao bem-estar social, ampliando o alcance das atividades adventistas na região.

O pastor Edson Pinto, um dos representantes da Igreja, contextualizou historicamente a luta de Joaquim Nabuco e conectou com os princípios da instituição. "Os países que mais crescem não são aqueles que ficam distribuindo coisas para enganar as pessoas, dando benefícios a elas, mas os países que dão oportunidade para as pessoas crescerem. Esse é o liberalismo que Nabuco acreditava", externou.

A jornalista Priscila Martins, que congrega na Igreja Adventista, testemunhou sobre o trabalho da instituição. "Isso é uma igreja que vive, isso é uma igreja ativa, que trabalha e mostra para a sociedade que importa a meritocracia, mas que também mostra a graça do que fazemos sem merecer", disse. “Por essa igreja, eu já tomei muitas decisões na minha vida. Hoje eu sou uma mulher de 37 anos, casada, com gêmeas e eu quero ensinar a elas valores, quero ensinar à minha família. Para essa igreja eu já perdi algumas oportunidades, mas ganhei muitos valores e muitas outras oportunidades”, completou.

O pastor Otávio Barreto, representante da União Nordeste Brasileira (UNeB), agradeceu a homenagem e explicou a missão da instituição. “Todos nós nos sentimos homenageados nesse momento. Desde sua origem, a missão da Adventista do Sétimo Dia é pregar o evangelho eterno, mas também tornar visível o amor de Deus às pessoas através de ações práticas. Entendemos que fé não é meramente palavras, mas a fé é expressa através de atitudes pela comunidade, atitudes que promovam a vida, a dignidade e a esperança. Em Caruaru, temos buscado servir a sociedade de maneiras diferentes. A homenagem que hoje recebemos é acima de tudo um chamado para a continuidade”, afirmou.

O pastor Gerson Souza, representante da Associação Pernambucana Central (APeC), reforçou o papel da igreja em favor do bem coletivo. “Cristo andava, tinha um movimento em direção às pessoas. É dessa forma que a Igreja Adventista anda, na direção de pessoas. Jesus fazia o bem, um estilo de vida de bondade e nós buscamos esse estilo de vida, praticar o bem. Jesus curava os oprimidos com restauração integral e a igreja entende o seu papel de restauração. Essa medalha que hoje a igreja recebe não é apenas uma honra pessoal, é um reconhecimento de que a igreja, ao seguir o exemplo de Cristo, deseja ser um braço estendido para o bem da sociedade”, encerrou.