Câmara de Caruaru desponta no ranking de transparência do TCE

por Núcleo de Comunicação — publicado 17/04/2019 08h20, última modificação 17/04/2019 09h03
Além de aparecer entre as cinco primeiras Câmaras do Estado, CMC avança para o nível satisfatório de transparência segundo o índice de avaliação

Poder Legislativo de Caruaru, pelo segundo ano consecutivo, garante posição de destaque no ranking estadual de transparência no serviço público. O ITPME (índice de transparência das Câmaras Municipais de Pernambuco), criado pelo Tribunal de Contas do Estado, apontou a Casa Jornalista José Carlos Florêncio como a quinta Câmara mais transparente, também em 2019 – ficando na frente de municípios como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

O índice avalia a maneira como o órgão disponibiliza as informações internas, concedendo detalhes de suas rotinas de trabalho em seu sítio da internet. Quesitos como contas de empenho, receitas, despesas, licitações, contratos e até mesmo questões técnicas que facilitam a navegação no site, bem como a disponibilidade do serviço de resposta aos questionamentos dos cidadãos. A Câmara conquistou nota máxima em muitos desses quesitos, mas a meta da gestão é continuar empenhando esforços para facilitar ainda mais a comunicação entre a sociedade e o Poder Legislativo de Caruaru, esforços que já conduziram a Câmara de nível de transparência moderado em 2017, para satisfatório em 2019 – de acordo com o ITPME.

“É gratificante ver o resultado dos nossos esforços desde o primeiro dia que assumimos a administração da casa, contudo, devo destacar que o mérito é também de toda a mesa diretora da Câmara, em nome de seus membros – Os Vereadores Marcelo Gomes; Ítalo Henrique, Ricardo Liberato, Galego de Lajes, Pb. Andrey Gouveia e Edmilson do Salgado. Estamos todos atentos à qualidade dos serviços prestados internamente e sempre preocupados com a transparência de nossas ações”, afirma o vereador Lula Tôrres – presidente da Câmara de Caruaru.

O Tribunal de Contas de Pernambuco avalia apenas o site das instituições e o Portal da Transparência. Mas, para o Legislativo de Caruaru, disponibilizar diversos canais de comunicação abertos com o público é uma forma de democratizar o acesso às informações. Por isso, mantém páginas oficiais em redes sociais, onde divulga boletins e suas ações parlamentares. E é através do Facebook que consegue transmitir ao vivo todas as sessões ordinárias, solenes e audiências públicas realizadas, bem como todas as licitações que acontecem na instituição, em uma atitude inovadora e sempre com o foco na prestação de contas com a sociedade.

Aguardem, mais novidades devem ser lançadas pelo Poder Legislativo de Caruaru para aumentar o alcance da população a tudo que acontece na casa. E, em breve, mais um canal estará disponível aos cidadãos caruaruenses.