Câmara de Caruaru concede Título de Cidadã Caruaruense à Delegada Rita de Cássia

por Dayane Carvalho — publicado 16/12/2023 11h11, última modificação 16/12/2023 11h11
Colaboradores: Louzi Neves
A atuação da homenageada no enfrentamento à violência contra a mulher na cidade suscitou a entrega da honraria
Câmara de Caruaru concede Título de Cidadã Caruaruense à Delegada Rita de Cássia

Foto: Vladimir Barreto

Na noite de sexta-feira (15), o Poder Legislativo realizou a Sessão Solene que concedeu cidadania à Rita de Cássia Valença Ferreira Castro. O título foi apresentado pelo Decreto Legislativo da vereadora Perpétua Dantas (PV). Membros da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) de Caruaru, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Polícia Civil e Militar prestigiaram a ocasião.

Recifense, Rita é formada na Faculdade de Direito de Olinda, especialista em Direitos Humanos e realizou os cursos de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher. Em 2002, assumiu o cargo de Delegada Titular da 1° Delegacia Especializada de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica em Caruaru. Retornou ao cargo em 2007, um ano após a Lei Maria da Penha ter sido estabelecida, o que garantiu o respaldo legal no combate à violência de gênero. Além de Caruaru, Rita passou por diversas cidades de Pernambuco, contribuindo na garantia da segurança durante os 25 anos de atuação na área.

“Falar sobre Rita de Cássia é falar sobre uma trajetória de luta e coragem”, afirmou Perpétua Dantas. A vereadora narrou a nobre caminhada da delegada, que enfrentou o machismo na profissão enquanto buscava garantir justiça para as mulheres violentadas. Na oportunidade, Dantas relembrou o profissionalismo de Rita durante a investigação comandada pela delegada sobre as constantes ameaças que a parlamentar sofria nas redes sociais.

Sua irmã, Patrícia Valença, mencionou o senso de justiça e sensibilidade de Rita. Para Patrícia, a irmã nasceu novamente e se encontrou quando iniciou sua carreira na polícia Civil. “A honraria de hoje legitima o trabalho que minha irmã desenvolveu nos últimos anos”, e complementa: “Caruaru e Rita não conseguem mais se desvincular”.

A delegada Jimena Gouveia foi ao púlpito ressaltar os esforços da homenageada no combate à violência e os grandes desafios de ser mulher em Instituições Policias, nomeando-a como “Desbravadora” nesse cenário. “Foi de vital importância ter Rita de Cássia na luta contra a violência à mulher”, afirma. O amigo Almir Leite, membro da CDL, pontuou a generosidade da homenageada, que além de prestar um excelente trabalho na segurança do município, se dedica em ações voluntárias.

A homenageada usou seu momento para agradecer pela honraria recebida pela Casa Legislativa da cidade que a acolheu e na qual construiu sua família. Rita também mencionou a satisfação em ter cumprido um dever fundamental na luta pela garantia de direitos e justiça das mulheres violentadas no município. “O título é um laço simbólico que liga ainda mais minha vida a essa cidade”, encerrou.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.