Câmara de Caruaru aprova LDO 2026 e projetos sociais em sessão dupla

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 28/08/2025 20h23, última modificação 28/08/2025 20h23
Parlamentares discutem orçamento municipal, inclusão social e homenagens em sessão ordinária e extraordinária
Câmara de Caruaru aprova LDO 2026 e projetos sociais em sessão dupla

Foto: Vladimir Barreto / CMC

A Câmara Municipal de Caruaru realizou nesta quinta-feira (28/8), a 43ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, seguida pela 8ª Sessão Extraordinária no mesmo dia. Os trabalhos incluíram a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026, projetos sociais e diversas homenagens.

Abertura com instituição social

Antes do expediente, atendendo solicitação do vereador Thiago Macaco (PODE), a Casa recebeu a presidente do Instituto SIS, Elizama de Jesus Marques, que apresentou os projetos desenvolvidos pela instituição. Elizama destacou o trabalho com crianças autistas: "A instituição hoje está funcionando de portas abertas, não só para atender a uma pessoa, mas para a sociedade geral”. Segundo ela, o projeto contempla quase 4 mil crianças.

Primeiro expediente

O presidente Bruno Lambreta (PSDB) destacou a relevância da discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026, que prevê o orçamento de R$ 2,3 bilhões e integra o planejamento junto ao Plano Plurianual (PPA).

Em sua fala, Lambreta também repercutiu a inauguração da nova unidade do Armazém da Criatividade do Porto Digital em Caruaru, instalada no antigo prédio da Fábrica Caroá, enfatizando a importância da iniciativa para inovação e desenvolvimento regional. O presidente relembrou os esforços empregados pelo então governador João Lyra Neto para trazer o equipamento para a cidade.

O vereador Mano do Som (PDT) cobrou a retomada das obras do novo matadouro municipal, enquanto Gil Bobinho (PSB) criticou o estado de conservação da estrada recém-inaugurada em Pau Santo: "esburacada", apesar do investimento de 11,3 milhões. Galego de Lajes (PSDB) deu continuidade ao debate sobre infraestrutura, recebendo apoio em aparte dos colegas parlamentares.

O vereador Delegado Lessa (REPUBLICANOS) voltou a repercutir as condições inadequadas no Hospital Regional do Agreste, onde pacientes estariam sendo expostos a poeira de obras.

Ordem do dia

Foram aprovados por unanimidade na sessão ordinária:

Projeto de Lei nº 10.164/2025 (LDO 2026), com emendas da vereadora Aline Nascimento (PP) e dos vereadores Anderson Correia (PP), Edilson do MST (PT) e Tafarel (PDT)

Projeto de Lei nº 10.143/2025, de autoria de Silvio Nascimento (PL), instituindo o "Agosto Lilás" contra violência à mulher

Projeto de Lei nº 10.152/2025, de Thiago Macaco (PODE), incluindo a campanha "Quebrando o Silêncio" no calendário municipal

Sete projetos de decreto legislativo concedendo títulos de cidadania e medalhas de honra ao mérito

Grande expediente e sessão extraordinária

No grande expediente, Raminho Xavier (PSD) cobrou melhorias na estrada de Malhada de Pedra e defendeu a nomeação de ruas e sítios ainda não identificados. A vereadora Aline Nascimento (PP) elogiou uma iniciativa do Comdica, com a prefeitura de Caruaru e a Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Escola de Conselhos, que firmaram uma parceria para realizar o senso das pessoas em situação de rua, visando o acolhimento dessas pessoas.

Imediatamente após a ordinária, foi realizada a 8ª Sessão Extraordinária, que aprovou em segundo turno:

  • Projeto de Lei nº 10.164/2025 (LDO 2026)

  • Projeto de Lei nº 10.143/2025 ("Agosto Lilás")

  • Projeto de Lei nº 10.152/2025 ("Quebrando o Silêncio")

Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para terça-feira (02 de setembro de 2025), às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo. 

As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL).