Câmara concede título de cidadania à Maria Cristina de Andrade

por Departamento de Comunicação — publicado 29/08/2018 23h00, última modificação 08/11/2018 14h00
Professora e odontóloga, a homenageada reside em Caruaru há 19 anos.

A Câmara Municipal de Caruaru realizou nesta quarta-feira (29) solenidade festiva com o intuito de conceder o título de cidadania Caruaruense à Doutora Maria Cristina de Andrade Santana, cumprindo propositura do vereador Sérgio Siqueira. Na ocasião, a homenageada ainda recebeu a Medalha de Honra ao Mérito "Doutor Geminiano Campos", comenda entregue para personalidades que se destacam na área da saúde. 

Durante a sessão solene todos os presentes puderam admirar a carreira profissional construída por Maria Cristina, cuja contribuição com a sociedade de Caruaru pode ser observado em seus atendimentos odontológicos e na área da educação. 


A homenageada 

Maria Cristina de Andrade Santana é natural da cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia, nasceu em 31 de maio de 1956, é filha de Maria Gonçalves de Andrade Santos e Melquíades Alves dos Santos. Em 1980, graduou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. No ano seguinte, fez Pós-graduação em Enfermagem Médico Cirúrgica, pela Universidade Federal da Bahia. Logo mais, tornou-se funcionária do Hospital Geral Roberto Santos, na Capital Salvador, onde atuou também como Professora da Universidade Católica de Salvador. 

Em 1993, recebeu graduação em mais um curso na área da saúde, sendo este, Odontologia (Universidade Estadual de Feira de Santana). E não demorou muito para ser transferida para a Secretaria de Justiça da Bahia, com o compromisso de montar o serviço de Odontologia do Conjunto Penal de Feira de Santana, onde passou a desenvolver atendimento Odontológico, permanecendo por 12 anos. Nesse período, também foi docente, do curso de Odontologia, na Universidade Estadual de Feira de Santana. Desenvolver sua profissão visando a excelência, sempre foi uma premissa na vida da Drª Maria Cristina, e assim, participou da seleção de Mestrado em Odontologia (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial), pela Universidade de Pernambuco (UPE), sendo aprovada, obtendo o título de Mestre em Odontologia (1999 - 2001). 

Em agosto do ano de 1999, já com residência fixa em Pernambuco, foi convidada para integrar o corpo docente do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES/UNITA, localizada em Caruaru. Aceito o convite, iniciou um programa de extensão, denominado PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS BUCAL NA PENITENCIÁRIA JUIZ PLÁCIDO DE SOUZA, que começou no ano 2000, e ainda está em continuidade, assim como sua função como docente. 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.