Câmara concede medalha ao músico Valdir Santos

por Victor Vargas — publicado 25/05/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h49

O cantor e compositor Valdir Santos vai receber, nesta terça-feira (26), a Medalha de Honra ao Mérito Álvaro Lins. A propositura da homenagem foi feita através do Projeto de Decreto Legislativo nº 725/2013, aprovado em 1º de novembro de 2013, de autoria do vereador Marcelo Gomes (PSB), concedida “pelos relevantes e inestimáveis serviços prestados por ele a Caruaru na área cultural, musical e social”.

Histórico – Valdir dos Santos Pereira nasceu no dia 17 de outubro de 1970. Começou sua carreira artística em 1989, lançando em 1999 o seu primeiro CD, “Menino de Barro”, eleito pelo público e pela crítica o melhor disco do ano. Em 2000 lançou o CD “É Bafunga…”, com a participação de Santanna o Cantador. O terceiro CD, “Coisas da Terra”, foi lançado em 2001. Em 2002 lançou o quarto CD, “Moleque da Rua Preta”, e fundou com o percussionista Marconiel Rocha o Projeto de Iniciação Musical – PIM Jacinto Silva, para crianças e adolescentes em situação de risco social.

A convite do músico Silvério Pessoa, em 2004 participou de uma turnê internacional, levando a música de Caruaru para países como a França, Bélgica, Espanha, Alemanha, Suíça, Dinamarca e até a Malásia. Em setembro de 2005 lançou o quinto CD, “Outra Via”.

Além de músico, Valdir comanda há 10 anos o quadro “Coisas da Terra”, exibido semanalmente na TV Asa Branca e, em comemoração aos 24 anos de carreira, está preparando o lançamento do sexto título de sua discografia, “Celebração”, um CD duplo com 24 músicas.

“Por essas razões, e por ser um caruaruense que emociona e faz transbordar dentro de cada um de nós o orgulho de ser filho desta terra, que solicitamos dos ilustres membros desta Casa Legislativa que acolhessem o pedido”, disse o vereador Marcelo Gomes, autor da homenagem ao músico.