Câmara aprova propostas e debate ideologia de gênero

por Victor Vargas — publicado 09/09/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h50

Em reunião pública ocorrida na noite desta terça-feira (08), os vereadores aprovaram 16 requerimentos e uma indicação, a maior parte com foco em intervenções urbanas, como colocação de asfalto, terraplanagem, saneamento, calçamento, construção de quadra de esportes e limpeza e dragagem no Rio Ipojuca. Também foram aprovadas proposituras solicitando a confecção e colocação de estátua de Dom Vital na Praça do Convento e o cumprimento da Lei nº 4.472/2005, que instituiu o projeto “Forró Semanal”.

Além da votação de proposituras (vide a súmula com a Ordem do Dia no Portal da Câmara), a reunião trouxe o debate sobre a ideologia de gênero, que seria tema de audiência pública solicitada pelo vereador Marcelo Gomes (PSB) para esta quarta-feira (09), mas adiada a pedido da OAB Caruaru.

O parlamentar usou a tribuna para defender a inclusão do assunto no Plano Municipal de Educação – PME, projeto do Executivo derrotado novamente por ampla maioria na reunião do dia 01/09. Marcelo ressaltou que não se pode fechar os olhos para o que está acontecendo em nossa sociedade e principalmente a violência contra a mulher e os homossexuais e acrescentou que seus filhos, que estão em idade escolar, têm o direito de aprender e respeitar a escolha do seu próximo.

Polêmicas à parte, a reunião foi considerada tranquila pelo presidente da Casa, vereador Leonardo Chaves (PSD). “Nós vivemos num País democrático e o vereador tem o direito de votar e se pronunciar de acordo com a sua consciência. Nós temos pessoas aqui religiosas dos dois lados, tanto da Igreja Católica como da Igreja Protestante, mas são pessoas que defendem princípios religiosos e que se posicionaram contra essa forma de gênero ser discutido em escola, principalmente com crianças, então temos que respeitar o voto democraticamente do vereador, ele tem livre arbítrio para se pronunciar da forma como achar conveniente e com a consciência de cada um”, concluiu o edil.

Concurso – Indagado sobre o resultado do concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro reserva da Câmara, o presidente Leonardo Chaves informou que, a despeito da publicação, no final de agosto, do resultado no site da Fundação Getúlio Vargas, realizadora do certame, a Casa ainda não foi notificada oficialmente. “O resultado já foi publicado, porém não recebemos ainda da Fundação Getúlio Vargas oficialmente. Embora já tenha divulgado pela internet, a fundação tem que mandar um ofício com a classificação para a presidência da Câmara para que possamos enviar esse documento para ser homologado junto ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e poder, assim, começar a convocar as pessoas que foram aprovadas”, explicou o chefe do Legislativo.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara