Câmara aprova proposituras e debate abastecimento de água

por Victor Vargas — publicado 08/04/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h47

Todos os sete projetos de decreto legislativo, 58 requerimentos e 4 indicações, que estavam na Ordem do Dia da 15ª reunião pública ordinária da 3ª sessão legislativa, realizada pela Câmara Municipal de Caruaru nesta terça-feira (07), foram aprovados no plenário. Entre as proposituras aprovadas estão a concessão de honrarias – medalhas e títulos de cidadania – ao prefeito José Queiroz, o vice-prefeito Jorge Gomes, o governador Paulo Câmara, o músico Heleno dos Oito Baixos e a Banda de Pífanos Zé do Estado, que poderá ser uma das homenageadas no São João deste ano.

Água – Preocupados com o baixo volume de água armazenado nas barragens que abastecem Caruaru, Prata e Jucazinho, os vereadores convidaram a gerente da unidade regional Agreste Central da Compesa, Nyadja Menezes, para falar sobre o assunto. A gestora destacou os desafios que a companhia enfrenta diariamente para fornecer água aos 17 municípios atendidos pela regional, sediada em Caruaru. Entre esses desafios, Nyadja destacou a falta de chuvas, a situação das barragens e a importância da população se conscientizar da necessidade do uso racional da água.

“A visita de Nyadja foi extremamente útil para sabermos o outro lado. Se, por um lado, vivenciamos o problema da seca e somos cobrados pela população para buscar soluções junto ao órgão competentes, por outro, foi muito importante sabermos a real situação dos reservatórios de Pernambuco. Precisamos buscar melhorias sempre, mas como ainda não há o que se fazer quanto à falta de chuvas, devemos também conscientizar a população para a necessidade urgente de economizarmos ainda mais a água que nos resta”, falou o vereador Marcelo Gomes (PSB), presidente da Comissão Parlamentar de Meio Ambiente. A vereadora Rosimery da Apodec (DEM), também membro dessa comissão, concorda com o colega: “Foram informações importantes, coisas que muita gente desconhece, como as dificuldades que a companhia enfrenta em fazer chegar água a todos os bairros, o combate às ligações clandestinas, entre outras questões”. Preocupada com a situação, a vereadora defendeu a adoção de projetos de reuso da água. “A empresa não pode fazer chover, então, fica para nós a responsabilidade do uso consciente da água, do combate ao desperdício”, disse a democrata.

“É uma situação que eu já conhecia, os mananciais estão com nível muito preocupante. Se não vier chuva, vamos entrar em colapso”, afirmou o vereador Tenente Tiburcio (PMN), que visitou os dois mananciais e ficou alarmado com o baixo nível deles. “Jucazinho está com 8,7% de sua capacidade, enquanto que o Prata está com 67%, mas o Prata não resolve a necessidade de Caruaru. Se não chover, é colapso mesmo”, advertiu o parlamentar.

Gabriela Kopinits