Câmara aprova projetos do Executivo

por Victor Vargas — publicado 19/06/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h49
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite desta quinta-feira (18), a 35ª reunião da 3ª sessão legislativa...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite desta quinta-feira (18), a  35ª reunião da 3ª sessão legislativa com aprovação de todos os tópicos da Ordem do Dia. Foram aprovados 4 projetos de lei, 10 projetos de decreto legislativo, 28 requerimentos e 3 indicações.

Os projetos de lei – todos de autoria do Poder Executivo – destacam a  carteira de identidade funcional da Guarda Municipal, o Plano Municipal de Educação e o reajuste dos técnicos e auxiliares de Enfermagem ligados à prefeitura. Já os projetos de decreto legislativo são para concessão da “Medalha de Honra ao Mérito Jornalista José Carlos Florêncio”, pelos serviços prestados ao jornalismo caruaruense aos jornalistas Wagner Gil e Igor Maciel e de título de cidadania para o secretário municipal de Infraestrutura, Bruno Lagos.

Dos 28 requerimentos aprovados apenas 2 são reiterações, ambas do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB). O edil solicita novamente remoção de material reciclável nas ruas 28 e 47, no Bairro Cidade Jardim, e posto de saúde da família em Serrote dos Bois, na zona rural de Caruaru. Entre os demais requerimentos, destaque para os do presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), reivindicando construção de rede de escoamento de água na Rua Bem-te-vi, na Vila Andorinha, e abrigo nas paradas de ônibus coletivos localizadas no mesmo bairro, no Residencial Juiz Demóstenes Veras e no Loteamento Novo Mundo.

Ainda entre os destaques aprovados os requerimentos do vereador Heleno do Inocoop (PRTB) solicitando colocação de asfalto no percurso dos ônibus coletivos do Bairro José Carlos de Oliveira e construção de creche e colégio de ensino fundamental nos loteamentos Baraúnas, Mandacaru e Caruá. Já o vereador Nino do Rap (DEM) pede substituição de lâmpadas em postes localizados em várias travessas do Bairro Centenário,

O vereador Carlos Santos (PRB) solicitou a construção de canal e ponte nas proximidades da Rua Marcos Antônio Soares da Rocha, no José Carlos de Oliveira, e o vereador Lula Tôrres (PR) sugere construção de parque infantil na Praça da Criança. Já a vereadora Rosimery da Apodec (DEM) pede colocação de placas denominativas nas artérias do Residencial Vitória, no Maria Auxiliadora, enquanto que o vereador Alecrim (PSD) reivindica revitalização e manutenção da Ponte Irmã Maria Jerônima e revitalização e reforma da Praça Coronel Francisco dos Santos, no centro da cidade.

Além dos requerimentos, os parlamentares caruaruenses votaram  três indicações, como a do vereador Heleno do Inocoop, que solicita dos Correios entrega de correspondências nos loteamentos Novo Cedro e Morada Nova, nas Rendeiras. As outras duas indicações são de autoria do vereador Rozael do Divinópolis (PROS), solicitando do Governo do Estado construção de posto policial nas imediações do Lampião, no 2º Distrito, e da vereadora Rosimery da Apodec, solicitando, também ao Estado, concessão de cadeiras de rodas para as pessoas com deficiências, sem condições de adquiri-las.

Transtorno – Durante a discussão e votação do Plano Municipal de Educação – PME, um manifestante desacatou os vereadores com linguagem chula e foi expulso do plenário – naquela altura repleto de representantes de distintos segmentos da sociedade, como professores, evangélicos e católicos.

Apesar de complexo, o PME recebeu atenção especial de todos os presentes na reunião – com foco na questão da “ideologia de gêneros” prevista para inserção nos próximos 10 anos.  “Lastimamos os fatos ocorridos pela falta de educação e respeito de alguns manifestantes, mas cumprimos o Regimento e aprovamos a nossa pauta com emendas apresentadas pelos edis com tranquilidade e conhecimento prévio das matérias em votação’, comentou o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), que convocou para a próxima segunda-feira (22), às 20h, reunião pública ordinária para debater o Projeto de Lei nº 6.931/2015, de autoria do Executivo, que trata das alterações na lei sobre a transferência da Feira da Sulanca.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

registrado em: