Câmara aprova pauta e debate segurança com comandante da PM

por Victor Vargas — publicado 11/12/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h53

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite desta quinta feira (10), a sua 73ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária. Aprovada na íntegra, a súmula com a Ordem do Dia previa a votação de vinte e três projetos de lei (todos para nominar ruas), vinte e sete requerimentos e quatro indicações, mas o vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) pediu e obteve autorização da Mesa Diretora para apresentar mais uma indicação, a de 215/2015, solicitando ao governador Paulo Câmara a decretação de estado de calamidade em Caruaru, com a subsequente agilização nos trâmites para a transposição do Camevô para o Piranji e o Prata para começar a abastecer o município. “Apresentei a indicação em regime de urgência, em face da severa crise hídrica que Caruaru está enfrentando. De acordo com o decreto que rege o Sistema Nacional de Defesa Civil, apelo ao governador para que determine estado de emergência para que o projeto Camevô seja executado com a maior brevidade possível, usando o Rio Piranji como canal de interligação à Adutora do Prata”, justificou Edjailson.

Além da crise no abastecimento de água, outros dois assuntos foram abordados pelos vereadores: o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, e a falta de segurança em Caruaru. O combate ao mosquito foi foco de três requerimentos do vereador Lula Tôrres (PR), vice-presidente da Câmara. Lula solicitou realização de campanhas nas escolas públicas e particulares objetivando a conscientização sobre a importância do combate ao inseto, distribuição do peixe beta para os moradores da Vila Peladas como forma de combate ao mosquito e intensificação das visitas dos agentes de endemias às residências no Bairro São Francisco e na Vila Peladas. “Nós só vamos ter sucesso  nesse combate se houver uma educação nossa, uma educação também popular. Meu pedido é que, também nas escolas, as professoras e professores conversem com seus alunos sobre a importância de se combater a dengue na nossa cidade. Devemos nos conscientizar que depende muito mais de cada um de nós”, ponderou o vereador.

O segundo assunto em evidência na reunião de ontem foi a falta de segurança no município. Os vereadores receberam, na Sala de Comissões, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Roberto Galindo. Através de slides, o comandante apresentou números, gráficos e dados do governo de Pernambuco sobre a real situação da segurança do nosso estado. “Aqui em Caruaru, os números são altos e alarmantes, os bairros com maior índice de criminalidade e homicídios é o bairro populoso do Salgado e o Santa Rosa”, explicou o coronel, que também respondeu a perguntas feitas pelos vereadores.

“A sessão de hoje foi muito importante porque debatemos assuntos que estão preocupando toda a população, como é o caso do mosquito da dengue e da segurança. Recebemos o Tenente-coronel Roberto Galindo, que falou da segurança em Caruaru e das novas ações da Polícia Militar para 2016”, comentou o presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD).

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara