Câmara aprova novas leis e recebe José Marcolino, da União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru

por LaisGuedes — publicado 16/05/2023 22h04, última modificação 16/05/2023 22h04
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

Na tarde desta terça (16), o Poder Legislativo de Caruaru recebeu o presidente da União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru (UBAPC), José Marcolino. O convite foi realizado pelo vereador Anderson Correia (PP), que realizou uma moção de aplausos e congratulações à entidade, que completará 100 anos no próximo dia 20 de maio. Em seu discurso, Marcolino falou sobre a trajetória da UBAPC e pediu para que o Legislativo cuide das organizações com tradição no município. Os parlamentares parabenizaram o trabalho de Marcolino e da instituição pela sociedade.

A sessão plenária também foi marcada pela aprovação de nove projetos de lei. Dentre eles, o PL nº 9575/2023, que reajusta o salário mínimo dos servidores municipais para R$ 1320, e o PL nº 9577/2023, que redenomina o Centro de Referência da Mulher de Caruaru como Maria Neuma da Silva Lira, ambos de autoria do Poder Executivo.

Além destas matérias, foram aprovados o PL nº 9227/2023, do vereador Mano do Som (União Brasil), que torna obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento em escolas municipais, e o PL nº 9184/2021, de Fagner Fernandes (PDT), que cria institui a Virada da Castração no dia 14 de março.

Albergue Municipal

A mudança de local do Albergue que acolhe pessoas em situação de rua voltou a ser tema do plenário. Lula Tôrres (PSDB) disse que os comerciantes da região estão preocupados com a alocação na rua Saldanha da Gama e declarou que o Executivo deve analisar outras soluções. Cabo Cardoso (PP) apresentou requerimento para instalação de um posto da Guarda Municipal nos arredores, enquanto Anderson Correia (PP) defendeu a instalação da Polícia Militar no local.

Infraestrutura

Em seu discurso, o vereador Leonardo Chaves (PSDB) citou a requalificação da Unidade de Saúde da comunidade Terra Vermelha, onde, segundo ele, indivíduos estão desviando as águas das fontes minerais que deveriam abastecer toda a população. Leonardo cobrou medidas da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Val Lima (União) citou a demanda por um estacionamento na Rua dos Guararapes, região de comércio em Caruaru. Anderson Correia (PP) requisitou a construção de uma passarela para pedestres no acesso entre a UPAE e o Hospital Regional.

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), elogiou a medida do Governo Federal que reduz o preço dos combustíveis e do gás de cozinha. Em comemoração ao Dia do Gari, ele parabenizou os profissionais e citou o ex-vereador Lambreta, seu genitor, que exerceu a profissão. Mauricio Caruaru (Podemos) também utilizou a tribuna para saudar os trabalhadores.

Em seu discurso, a vereadora Perpétua Dantas (PV) destacou matérias alusivas à Semana Municipal da Capoeira e ao Dia do Capoeirista, comemorado em 18 de maio. Além de um voto de aplausos aos grupos e mestres do esporte, a parlamentar apresentou requerimento que pede o cumprimento do caráter educacional e formativo da capoeira, permitindo seu ensino e divulgação nas escolas municipais, de acordo com a Lei nº 17.786/2022.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.