Câmara aprova criação de Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública

por Texto: Dayane Carvalho — publicado 20/06/2023 21h43, última modificação 20/06/2023 21h43
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos
Além destas, as matérias de autoria do executivo que tratam do programa “Caruaru Ganha com a Nota” e da jornada reduzida a servidores que têm filhos deficientes, também foram aprovadas.
Câmara aprova criação de Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública

Foto: Vladimir Barreto

Os parlamentares se reuniram no plenário da Câmara Municipal de Caruaru nesta terça-feira (20), na última Sessão Ordinária antes do recesso parlamentar, para discutir e votar quatro projetos do Poder Executivo. O PL n° 9606/2023, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública, o PL n° 9605/2023, que reduz a carga horária de servidores que tenham filhos deficientes, e o PL n° 9612/2023, que institui o programa “Caruaru Ganha com a Nota” foram aprovados em 2° discussão por unanimidade. Enquanto que o Projeto de Lei Complementar n° 141/2023, que trata do Fundo Municipal de Segurança, recebeu quatro abstenções, mas foi aprovado pela maioria.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) elaborado, com ressalvas, pela Comissão de Finanças e Orçamento sobre as contas da ex-prefeita Raquel Lyra, relativas ao exercício de 2018, também foi aprovado em discussão única.

Estradas

A pauta da infraestrutura iniciou a partir da fala do decano Leonardo Chaves (PSDB). O parlamentar questionou a alta cobrança no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) feita pelo governo estadual, que não é revertida em vias de qualidade. Chaves citou a situação do bairro Novo Mundo, que se encontra intransitável devido à lama e aos buracos. Val Lima (União Brasil) reiterou a fala do colega e destacou a precariedade das estradas da zona rural. Galego de Lajes (MDB) entrou na discussão ao apresentar requerimento em que pede pela instalação de lombadas na Vila do Juá.

Votos de aplausos

Os vereadores utilizaram seu momento na tribuna para homenagear figuras ilustres da cidade. Jorge Quintino (Solidariedade) parabenizou o mestre João do Pife pelo aniversário de 80 anos. Em sua fala, mencionou a trajetória do pifeiro e informou que trabalha para que João receba o título de Patrimônio Vivo e de Cidadão Caruaruense.
Outro aniversariante lembrado na Sessão, pelo vereador Leonardo Chaves, foi o ex-servidor público Bernardo de Lima Barbosa. Ele informou que visa criar uma nova medalha que leve o nome de Bernardo. O edil ainda dissertou sobre a criação de uma outra medalha, que traga o nome do grande mestre Sebastião Biano.

Procedimento Ético Parlamentar

A pauta sobre o procedimento ético parlamentar envolvendo a vereadora Kátia da Rendeiras (Republicanos) foi tratada durante a sessão. O suplente da parlamentar, Wagner do Santa Rosa (Republicanos) usou a tribuna para discursar acerca da decisão tomada pela Comissão de Ética da Casa, que determinou o arquivamento do caso. O suplente informou que um novo procedimento será aberto contra Kátia, referente a denúncia do Ministério Público (MP) sobre o envolvimento dela com a morte do comerciante e blogueiro Hallyson Wagner.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.