Câmara aprova auxílio-aluguel para vítimas de chuvas

por LaisGuedes — publicado 22/03/2023 10h10, última modificação 03/05/2023 10h01
Colaboradores: Revisão: Risoní Santos
Câmara aprova auxílio-aluguel para vítimas de chuvas

Foto: Vladimir Barreto

Na noite da terça-feira (21), o Poder Legislativo de Caruaru aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 9501/2023, de autoria do Poder Executivo, que prevê o pagamento de auxílio-aluguel para as famílias em vulnerabilidade social. O pagamento de R$ 500 será realizado durante os 180 dias da situação de emergência, decretada devido às fortes chuvas que atingiram o município, de acordo com o Decreto Municipal nº 20/2023. Durante a sessão, os parlamentares elogiaram a iniciativa, além de discutir outras problemáticas referentes à situação ambiental de Caruaru.

Riacho dos Mocós

A região do Riacho dos Mocós, uma das mais atingidas no último sábado (18), foi tema dos discursos dos vereadores, que se solidarizaram com os moradores. Leonardo Chaves (PSDB) diz que já apresentou requerimento para a limpeza do canal, que se encontrava repleto de terra e capim. O vereador denuncia que o serviço foi realizado em apenas um trecho, o que se mostrou insuficiente dado o volume de água que o canal recebe.

Maurício Caruaru (Podemos) falou sobre a construção do condomínio Alphaville na nascente do riacho, que ocasionaria o bloqueio das águas e a enxurrada de lama no período chuvoso. Maurício lembrou que, anteriormente, existia na área um açude que funcionava como contenção da água.

Irmão Ronaldo (PROS) também relatou a situação do bairro Severino Afonso e o trabalho da Secretaria de Serviços Públicos na limpeza das casas atingidas. O vereador acrescentou que os canais deveriam ter mais profundidade para comportar o volume de água. Anderson Correia (PP) realizou uma indicação solicitando a ajuda do Ministério das Cidades para amparar a população afetada pelas chuvas.

Avenida Brasil

As inundações no bairro do Salgado também foram tema do debate no plenário. Nelson Diniz (Cida) denunciou a situação na Avenida Brasil e grande acúmulo de lixo no Riacho do Salgado. Carlinhos da Ceaca (MDB) complementou, citando as oficinas e ferros-velhos que ali depositam seus dejetos. Em sua fala na tribuna, Edmilson do Salgado (PSDB) relatou a situação do bairro, frisando a necessidade da construção de uma ponte na avenida Brasil.

Meio Ambiente

Aline Nascimento (Cidadania) defendeu a criação de uma comissão na Câmara para debater o planejamento urbano, de forma atrelada às mudanças climáticas. Na tribuna, a vereadora Perpétua Dantas (PSDB) destacou o pedido de informação à Defesa Civil, onde, segundo ela, atuam apenas três técnicos com deficiência de equipamentos.

Cabo Cardoso (PP) denunciou a situação do loteamento Amilson Afonso, onde, de acordo com ele, são jogados dejetos provenientes do condomínio Quintas da Colina I. Em sua fala na tribuna, Jorge Quintino (SD) complementou o tema, citando a situação de irregularidade no loteamento e riscos de intoxicação e explosões, devido à construção ter sido feita em cima de um lixão. O vereador também discorreu sobre outros problemas da cidade e defendeu a criação de um código ambiental que priorize a população de Caruaru, e não as grandes construtoras.

Na sessão, os parlamentares também deram as boas-vindas a Wagner do Santa Rosa (Republicanos), empossado na manhã de terça-feira (21). Em seu discurso, Wagner falou sobre a sua trajetória e a vontade de trabalhar pela população. O vereador também citou as chuvas e a necessidade de investimentos a longo prazo na infraestrutura da cidade.

Fagner Fernandes (PDT) denunciou a situação ocorrida com uma criança do espectro autista no atendimento do INSS, solicitando a capacitação dos servidores do órgão. Os parlamentares também citaram a revisão do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) dos professores, matéria que será tema de Audiência Pública na próxima semana.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.