Câmara aprova aumento de salário para secretários escolares e coordenadores administrativos financeiros

por Comunicação — publicado 27/01/2023 09h47, última modificação 27/01/2023 09h47
Câmara aprova aumento de salário para secretários escolares e coordenadores administrativos financeiros

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores de Caruaru aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar nº 133/2023, que dispõe sobre o reajuste da remuneração de secretários escolares e coordenadores administrativos financeiros. Com a aprovação do PLC de autoria do Poder Executivo, os salários receberão o aumento a partir de fevereiro.

Durante a votação, ocorrida em sessão extraordinária na quinta-feira (26), os parlamentares celebraram a importância da pauta e aproveitaram para trazer outras demandas necessárias para os servidores públicos municipais. Em sua fala, o presidente da Casa Bruno Lambreta (PSDB) relatou que conversou com representantes da classe: “Existem cargos na administração pública, tanto efetivos como de contratos que estão defasados, que não têm reajuste. Essa discussão precisa avançar no município para que todas as categorias recebam uma atualização além do salário mínimo”.

Leonardo Chaves (PSDB) lembrou que, desde o último aumento salarial de outras categorias da educação, a não inclusão dos secretários escolares foi questionada e cobrada pelos parlamentares. Anderson Correia (PP) e Fagner Fernandes (PDT) também cobraram pela atualização salarial dos servidores efetivos do município — Anderson citou os funcionários da Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) como exemplo. Já Perpétua Dantas (PSDB) pediu visibilidade para os profissionais de apoio e auxiliares da educação, que trabalham com crianças e jovens com deficiência.  

Os vereadores também chamaram atenção para a situação dos trabalhadores do Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho, a Serra dos Cavalos. Jorge Quintino (SD), Aline Nascimento (CIDA) e Anderson Correia falaram da baixa remuneração e dos retardamentos nos benefícios desta categoria. Bruno Lambreta sugeriu ao Executivo a contratação de uma prestadora de serviços no âmbito geral da administração. 

Após a votação do projeto, Fagner Fernandes justificou o seu voto relembrando o requerimento nº 2792/2022, apresentado por ele em outubro, que visa a implementação do Programa de Negociação Permanente a fim de facilitar o diálogo entre os servidores públicos e o Executivo. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/