Bombeiros recebem voto de aplauso por salvamento animal em Sessão Plenária da quinta-feira (23)

por Equipe Comunicação — publicado 23/02/2023 22h50, última modificação 24/02/2023 11h17

Foto: Vladimir Barreto

Integrantes do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros receberam, na Sessão Ordinária de quinta-feira (23), voto de aplauso pelo resgate de filhotes presos em uma tubulação na PE-104. A ação, ocorrida na quarta-feira (22), foi parabenizada através de uma propositura do vereador Anderson Correia (PP), subscrita pelos demais parlamentares. O Sargento Silvério e o Cabo Eridelson representaram a corporação no plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Além das congratulações, a sessão ordinária também contou com debate sobre a iluminação pública. O vereador Lula Tôrres (PSDB) cobrou por mais eficácia da empresa Enel X, contratada através de parceria público-privada pelo município. Lula chamou atenção para a deficiência do serviço e demora no atendimento nos bairros periféricos e zona rural, em especial na Vila Peladas. Os parlamentares complementaram a fala do vereador com mais relatos sobre o déficit dos serviços e a dificuldade de contato com a prestadora.

Infraestrutura e Obras

O presidente da Casa Bruno Lambreta (PSDB) utilizou a tribuna para destacar o requerimento no qual solicitou à Defesa Civil um estudo para prevenção de deslizamentos de terra no Monte Bom Jesus. O parlamentar também solicitou o comparecimento da Construtora Celi para prestar esclarecimentos acerca da pavimentação nos residenciais Baraúnas, Mandacaru e Caruá.

Ranilson Enfermeiro (PSDB) pediu por mais atenção ao Alto do Moura, em especial às obras nos acessos. O vereador cobrou por mais agilidade devido à proximidade do período chuvoso e das festividades juninas. Também solicitou a extensão da rede elétrica na entrada e saída do bairro. Já o vereador Val Lima (União) ressaltou a importância de fiscalizar e cobrar pelas obras do município.

Saúde

Anderson Correia chamou atenção para a falta de profissionais de saúde na Maternidade Municipal de Caruaru Santa Dulce dos Pobres e destacou o envio do requerimento solicitando mais contratações. O vereador também cobrou por mais infraestrutura nas ruas e acessos no entorno do hospital.

Ricardo Liberato (PSDB) realizou um aparte onde falou sobre a proposta de fusão da Maternidade Municipal ao Hospital Maternidade Regional Jesus Nazareno (Fusam). Segundo o vereador, a ideia é deslocar o atendimento para o prédio da Maternidade Municipal, através de uma parceria entre Estado e Município para atender toda a região, além de transformar o edifício da Fusam em um Hospital Regional Infantil.

Segurança Pública

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) lamentou os números de feminicídio e violência durante o Carnaval, alertando para a importância das políticas de enfrentamento à violência de gênero. Cabo Cardoso (PP) voltou a solicitar a contratação de mais policiais militares, incluindo os excedentes aprovados no último concurso público, além da realização de uma nova seleção.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.