Bem-estar animal em Caruaru é discutido em Audiência Pública

por Equipe Comunicação — publicado 29/03/2023 16h37, última modificação 29/03/2023 16h37
Bem-estar animal em Caruaru é discutido em Audiência Pública

Foto: Vladimir Barreto

Castrações, abandonos, atendimento veterinário e direitos dos animais foram os tópicos da Audiência Pública realizada na manhã de hoje (29) na Câmara de Vereadores de Caruaru. O debate, proposto pelo vereador Fagner Fernandes (PDT), presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais do Poder Legislativo, trouxe protetores animais, lideranças jurídicas e representantes da AME Animal para falar das principais demandas da causa na cidade.

O parlamentar sugeriu melhorias nos serviços da AME Animal, em especial o castramóvel, que pode operar em parceria junto com protetores das comunidades, como também no espaço físico da AME. Fagner também cobrou por mais efetivação das leis que penalizam quem maltrata os animais, exibindo casos ocorridos nos últimos dias.

Paulo Florêncio, gerente da AME Animal, prestou contas dos números de atendimentos, castrações, recolhimentos e adoções promovidas pelo órgão. Florêncio ressaltou que, apesar das limitações em espaço e recursos, a equipe se desdobra para realizar o melhor serviço. O médico veterinário José Simonal, que atua na AME, destacou que a clínica pública funciona exclusivamente com recursos municipais e que, mesmo com limitações, os serviços públicos têm avançado.

Roberta Fontes, presidente da União em Defesa e Respeito à Vida Animal (Uderva), ONG de proteção animal, cobrou medidas mais rígidas para quem abandona animais, além de citar a importância de campanhas educativas nas escolas. Ela também pediu por mais preparo da equipe da AME Caruaru nos atendimentos ao público, especialmente com relação aos casos de leishmaniose. Nos depoimentos das protetoras e simpatizantes da causa, também foram ressaltados os desafios das pessoas que atuam em defesa dos animais, além de serem cobradas mais câmeras e monitoramento em locais onde abandonos são frequentes.

A professora e técnica do curso de Medicina Veterinária da Unifavip Jéssica Bandeira citou os serviços prestados gratuitamente pela instituição, como atendimentos clínicos e cirurgias de pequeno porte. A advogada Nadeje Santos, membro da Comissão de Direitos dos Animais da OAB Caruaru, ressaltou a importância das políticas públicas e leis aprovadas pelo Legislativo.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.