Auxílio que contempla a classe artística foi discutido em Audiência Pública na terça-feira

por Risoni Santos — publicado 02/06/2021 08h00, última modificação 02/06/2021 09h02
Colaboradores: Dyego Mendes
Auxílio que contempla a classe artística foi discutido em Audiência Pública na terça-feira

Foto: Vladimir Barreto

Vereadoras e vereadores da Casa José Carlos Florêncio se reuniram em Audiência Pública para discutir sobre o auxílio emergencial que contempla a classe artística caruaruense, cuja propositura é de Lula Torres (PSDB).

Compareceram ao evento, deputadas e deputados, o secretário da cultura da gestão atual e representantes da classe artística. A  reunião foi presidida por Bruno Lambreta (PSDB) que se encontrava afastado por causa da Covid-19.

O primeiro a falar foi o deputado federal Tony Gel (MDB). O parlamentar ressaltou a importância da classe artística na promoção da cultura local e a situação em que esse artistas se encontram por causa da pandemia, visto que além da suspensão do São João, os profissionais ficam impossibilitados de se apresentar em bares e eventos, já que estes últimos também estão suspensos, obedecendo as medidas restritivas de isolamento social. O deputado ainda falou sobre o remanejamento de emendas impositivas e que em conjunto com a Fundarpe será redirecionado o valor de 200 mil para a causa. 

A deputada estadual, Priscila Krause (DEM) também prometeu o remanejamento de 200 mil para o custeio do auxílio à classe artística caruaruense. A deputada estadual, Laura Gomes (PSB), disse que infelizmente não possui emenda impositiva por ter entrado como suplente esse ano, mas que se compromete em incluir um recurso de 200 mil para a associação de artistas caruaruenses no próximo ano. 

O presidente da Fundação de cultura, Rubens Júnior, afirmou que a pasta tem trabalhado para atender a classe. Também disse que a prefeitura do município encaminhou para a Câmara de Vereadores,  na segunda-feira (31), o Projeto de Lei que beneficia os artistas do São João de Caruaru.  O valor do  Benefício Emergencial Municipal (BEM), varia de 1 mil a 3 mil e visa contemplar os artistas que se apresentaram nas festividades juninas de 2019 e que já possuem cadastro na prefeitura. 

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) fez uma ressalva. De acordo com a parlamentar, o auxílio prevê o benefício para os artistas, mas não conta com músicos instrumentistas. Além disso, Perpétua destacou a necessidade de que o benefício não seja limitado apenas aos artistas que tocaram em 2019.

O produtor Alemão, falou sobre sua campanha SOS Músicos que tem beneficiado a classe, com a arrecadação de cestas básicas. Além disso afirmou que se não fosse a união dos artistas, os mesmo estariam passando fome. Humberto Bony afirmou que muitos artistas já venderam seus equipamentos e também disse que os critérios do auxílio devem ser revistos, pois também precisam contemplar os artistas que não possuem o cadastro da Fundarpe e Empetur.

Acompanhe as atividades da Casa Jornalista José Carlos Florêncio e confira o andamento de todas as matérias que tramitam no Legislativo de Caruaru através da TV Câmara, canal 22.2, e pela página do Poder Legislativo de Caruaru.

registrado em: ,