Auxílio aluguel para pessoas em vulnerabilidade social e criação de acervo na Câmara são temas debatidos na sessão plenária desta quinta-feira (11)

por hebertoncesar — publicado 12/02/2021 08h45, última modificação 19/02/2021 10h33

Foto: Vladimir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio realizou na tarde desta quinta-feira (11), mais uma sessão virtual plenária. Foram votadas 78 proposituras, entre indicações, requerimentos e projetos de lei. Além disso, também foram apresentadas 92 proposituras.

Perpétua Dantas (PSDB) enfatizou o projeto de lei, de sua autoria, que ainda será enviado à casa. A propositura trata do auxílio aluguel para diversas pessoas em situação de vulnerabilidade social, com renda per capita a um terço do salário mínimo, como mulheres que sofrem violência sexual, público LGBTQ+, imigrantes, entre outros. “Não é um auxílio permanente. Serão três meses de assistência para dar tempo dessas pessoas resolverem os problemas pessoais”, reiterou.

Perpétua também falou do requerimento que trata da implantação das casas de apoio fora de domicílio, em Recife, bem como um espaço de acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que residem na Zona Rural de Caruaru.

O vereador Fagner Fernandes (PDT) pediu a criação de um acervo histórico de imagens, na Câmara de Vereadores. “É importante a preservação histórica da Câmara e de todos aqueles que passaram pela casa. Esta instituição possui imagens que marcaram o município. Não seria um investimento alto e poderia ser colocado nos corredores da casa”, explanou.

Fagner fez um balanço do trabalho realizado aos Portadores de Espectro Autista. Segundo o parlamentar, foram mais de 40 requerimentos. Ele ainda destacou as principais proposituras a esse público. “Solicitamos a Secretaria de Educação e Esportes, a viabilização do atendimento educacional especializado a todos os alunos autistas na rede municipal. Também solicitamos um mapeamento de todos os alunos matriculados e o acesso a cursos de artes”, discorreu.

Cabo Cardoso (PP) solicitou a Fundação de Cultura e Turismo, que os valores que seriam gastos possivelmente no Carnaval, fossem destinados a ambulantes, artistas, cantores e músicos prejudicados com a situação da pandemia. “Existiam diversos blocos, onde os comerciantes tiravam sua renda. Isso se estende para outras cidades como Lagoa dos Gatos, Bezerros, Buíque, entre outros”, discursou o vereador.

registrado em: ,