Suspensão de água na zona rural é pauta de audiência pública

por Núcleo de Comunicação — publicado 30/08/2019 09h45, última modificação 03/09/2019 16h04
O debate reuniu vereadores, secretários do município e integrantes da Compesa. Além de mobilizar moradores da zona rural que vieram acompanhar de perto da discussão.
Suspensão de água na zona rural é pauta de audiência pública

Fotos: Vladimir Barreto

Com a galeria lotada de populares, a Câmara Municipal de Caruaru deu início, na manhã desta sexta (30), a audiência pública que tratou da suspensão de água na zona rural. A proposta da audiência partiu do vereador Galego de Lajes (PSD), que foi sensível ao clamor da população e mobilizou entidades e autoridades na tentativa de sanar os prejuízos que a população tem enfrentado com a escassez de água.

Estiveram presentes os secretários municipais Rodrigo Miranda - de Obras - e Bruno Franca - de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural; Mário Heitor - gerente Regional da Compesa; Cleber Alexander - coordenador da Defesa Civil de Caruaru; Mauro Lacerda - gerente de Programas Especiais e coordenador do PSA Ipojuca; Érica Brasil - coordenadora do meio ambiente e articuladora social da Compesa. Além dos vereadores: Bruno Lambreta (PDT), Cecílio Pedro (MDB), Daniel Lula Finizola (PT), Edjailson da Caru Forró (PRTB), Edmilson do Salgado (SEM PARTIDO), Heleno Oscar (PATRI), Leonardo Chaves (PDT), Marcelo Gomes (PSB), Pb. Andrey Gouveia (PATRI), Pierson Leite (PSD), Ranilson Enfermeiro (PDT), Rozael do Divinópolis (PRTB) e Sérgio Siqueira (AVANTE).

O debate iniciou com a fala de Mauro Lacerda, que apresentou o Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca) - tema já debatido anteriormente pelo vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB). Programas, trabalhos e ações de desenvolvimento realizadas pelo projeto também foram mostrados aos presentes.

Na tribuna, o propositor da audiência mostrou sua indignação pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o apoio do mesmo a população da Zona Rural. “Eu vi em 2016 e 2017 muitas pessoas da Zona Rural deixar de comprar seu próprio alimento para comprar água em caminhões pipa. Então eu acredito que esse ano não irá acontecer isso pois vamos conseguir que a Compesa coloque a água nas torneiras da população”, disse.

O Gerente Regional da Compesa, Mário Heitor, deu parecer técnico, afirmando que não é possível alterar o rodízio do abastecimento da água, pois isso poderia atrapalhar a chegada da água nas torneiras da população. Contudo, garantiu que esse problema da zona rural será passageiro, já que em 2020 eles iniciarão duas grandes obras. “A gente não vai mais estar com esse tipo de problema na zona rural e nem na cidade, pois estamos buscando água na Paraíba. Caruaru não precisará mais mandar água para Santa Cruz do Capibaribe”, declarou Mário Heitor.

Rodrigo Miranda, Secretário municipal de Obras, disse estar tendo conversas constantes com a Compesa, visando a melhoria do abastecimento.

Toda Audiência Pública pode ser acompanhada através do Facebook da Câmara.

registrado em: ,