Audiência pública é realizada na Câmara Municipal com objetivo de debater o bem-estar animal

por liviafportela — publicado 25/02/2021 09h10, última modificação 25/02/2021 13h11
Colaboradores: Heberton Martins

Foto: Vladimir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio realizou na manhã desta quarta-feira (24), uma audiência pública com o objetivo de debater políticas públicas municipais de proteção aos animais. A propositura foi do vereador Fagner Fernandes (PDT). Estiveram presentes o Presidente da Casa, o vereador Bruno Lambreta (PSDB); o Secretário de Serviços Públicos de Caruaru, Ytalo Farias; a Presidente da Comissão dos Direitos do Animal da Ordem dos Advogados (OAB) de Caruaru, Lorena Andrade; as representantes do Grupo Corações de Pata, Josilene Alves e Roberta Villa Nova; a coordenadora da Ame Animal, Priscila Oliveira. Também marcaram presença na reunião, os parlamentares Anderson Correia (PP) e  Jorge Quintino (PTB).

No encontro, Ytalo Farias destacou uma série de ações adotadas pela Prefeitura de Caruaru. Mencionou que foram feitos investimentos em torno de R$ 600 mil (seiscentos mil reais) para reforma de equipamentos e reabertura da clínica AME ANIMAL. De 2018 a 2020 foram investidos mais de R$ 3 milhões. Houve também a aquisição de uma unidade móvel para castração de animais e fornecimento de insumos e alimentos para os bichanos. Hoje os serviços disponibilizados são de consultas, hemogramas, raio-x, castração, quimioterapia, vacinação, adoção e solicitação de denúncias, afirma o Secretário.

Declarou ainda, que houve um aumento em até dez vezes o número de castrações. Em junho deste ano, está prevista a chegada do primeiro castramóvel público, no valor de cerca de R$ 168 mil (cento e sessenta e oito mil reais). Ficou acordada também a realização de convênios com a universidades, sobretudo a Unifavip, para ampliar serviços à população, realizar serviços cirúrgicos de médias complexidade e cirurgias ortopédicas, contratação de estagiários em medicina veterinária, implantação do "parcão" no interior da clínica Ame Animal, contratação de auxiliares veterinários e médicos veterinários e criação de aplicativo para marcação de consultas.

Bruno Lambreta salientou a necessidade de diálogo dos parlamentares que compõem a atual legislatura para fomentar o tema junto à população caruaruense. Ele também mencionou a necessidade de parcerias privadas, com objetivo de diminuir o número de gastos oriundos do Poder Executivo.

Fagner Fernandes ressaltou a importância da viabilização de um ambulatório. "Essa ambulância é importante para atender pessoas que não possuem condições de pagar transporte", reiterou.

Para Josilene Alves os custos para o tratamento dos animais são elevados. "As cirurgias ortopédicas geram um custo à instituição. São por volta de 2 mil reais, cada operação. A quimioterapia também tem um valor elevado. É preciso destacar doenças como a leishmaniose, que acometem os bichanos, é uma doença extremamente contagiosa e pode atingir os seres humanos. São questões de saúde pública que precisam ser tratadas", comentou.

Anderson Correia afirmou que é preciso buscar parcerias privadas e com outros poderes legislativos para viabilizar os tratamentos aos animais. "Desde a constituição da Carta Magna temos esses direitos à disposição”.

O espaço promoveu um debate importantíssimo para a cidade. Houve interação do público pelas redes sociais da Casa e dos parlamentares participantes. A audiência na íntegra pode ser vista no Facebook do Poder Legislativo.

Siga acompanhando as atividades da Câmara, que também são transmitidas pelo canal 22.2 da sua televisão. Para mais informações sobre, acesse http://sapl.caruaru.pe.leg.br/.

registrado em: ,