Audiência pública debate Plano Diretor do Município

por Núcleo de Comunicação — publicado 16/12/2019 12h15, última modificação 16/12/2019 12h14
Na manhã desta segunda-feira (16), o Plano Diretor, que deve gerir o crescimento do o município nos próximos 10 anos, foi discutido mais uma vez por meio de Audiência Pública.
Audiência pública debate Plano Diretor do Município

Vladimir Barreto

A solicitação foi feita pelo vereador Marcelo Gomes (PSB), ele acredita que um Projeto de Lei como este deveria ser amplamente discutido Casa. Marcelo também falou sobre o prazo que o Poder Executivo estipulou para o retorno do PL. “Temos exemplo do Presidente de Recife, o plano começou a ser discutido, na Câmara, em novembro e vai terminar em Abril do próximo ano, com todo mundo fazendo suas considerações. E aqui não, aqui o Projeto de Lei do Plano Diretor deu entrada no dia 5 de dezembro e temos até, pelo menos, dia 20 ou então quando nós zerarmos a pauta do executivo. Eu acho que é um atropelo muito grande, pois é um projeto muito técnico, muito específico”, disse ele.

O arquiteto Rodrigo Lucas veio representando a classe e foi um dos componentes da Mesa. Ele falou que, do ponto de vista técnico, existem avanços no novo Plano Diretor que está sendo proposto. Ressaltou também a importância da revisão do PL. “O prazo é de dez anos, e atrasou mais quatro, então é positivo estar sendo retomada a revisão e o zoneamento desse novo Projeto de lei, ele reflete muito mais a cidade que a gente tem hoje”, contou o arquiteto.

Além disso, Rodrigo fez alguns questionamentos, dentre eles a questão do Gabarito, que é a limitação da altura dos prédios e das construções. Segundo ele, a cidade tem recebido esses Gabaritos, mas alguns bairros não receberam a limitação e isso pode prejudicar o bem-estar da população, com a falta de ventilação.

Laerte Lima, analista de projetos da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru (URB), falou que a participação dos poderes (executivo e legislativo) nessa discussão é importante e que a URB cumpriu ao realizar todos os debates com a população.

As audiências públicas e sessões da Câmara podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.

registrado em: ,