Audiência pública debate direitos e conquistas da pessoa com deficiência

por Victor Vargas — publicado 27/08/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h50

A Câmara Municipal de Caruaru promoveu, na tarde desta quarta-feira (26), uma audiência, requisitada pela vereadora Rosimery da Apodec (DEM), para debater as conquistas, os direitos e as ações de promoção da defesa da pessoa com deficiência. O evento foi uma das principais programações, em Caruaru, da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada em todo o país de 21 a 28 de agosto.

A audiência reuniu diversas entidades, como o Ministério Público de Pernambuco, o INSS, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Comud, a Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru – Apodec, a Associação Caruaruense de Cegos – Acace, a Associação de Surdos de Caruaru e as secretarias municipais de Saúde, de Educação, Esporte, Juventude, Ciência e Tecnologia e de Participação Social, dentre outras.

Maria Sueli da Silva, da Associação dos Especiais de Amigos de Bonito – AEAB, ressaltou a relevância da audiência, que, em sua opinião, deveria ser realizada mais vezes. “Foi um encontro muito importante para o segmento, onde tivemos oportunidade de nos encontrar com os representantes de várias entidades, inclusive governamentais, e pudemos expor as nossas dificuldades, as nossas necessidades, e vimos também como estão sendo desenvolvidas as ações”, detalhou Sueli.

A audiência, na avaliação do presidente do Comud – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Álvaro Ferreira, foi mais que relevante, foi um marcohistórico da Semana Nacional do Deficiente, com a abertura de um valioso espaço de diálogo e de participação social. “Ouvir as pessoas com deficiência e direcionar essas falas, esses direitos que cada um tem de apresentar sua necessidade às entidades específicas de cada demanda, só vem fortalecer e concretizar o projeto de uma cidade com mais acessibilidade, cada vez mais pensando na melhoria de uma qualidade de vida para as pessoas com deficiência”, disse o conselheiro.

A autora da propositura e presidente dos trabalhos, vereadora Rosimery da Apodec, considerou que os objetivos da audiência foram todos alcançados, sublinhando a expressiva participação de entidades ligadas à defesa dos direitos do deficiente. “Dos eventos que houve em Caruaru para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, acredito que esse foi um dos melhores, com a participação ativa de todos, onde o público e as entidades puderam contribuir com as suas perguntas e apresentar as suas demandas, que foram colocadas de imediato para os órgãos competentes, que estavam presentes na audiência, como o Ministério Público, INSS, Gerência do Trabalho, dentre outras”, avaliou a parlamentar.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara