Aprovado Projeto de Resolução que cria Comissão de Proteção e Defesa dos Animais na Casa

por liviafportela — publicado 09/07/2021 09h00, última modificação 09/07/2021 10h16
Colaboradores: Dyego Mendes
Aprovado Projeto de Resolução que cria Comissão de Proteção e Defesa dos Animais na Casa

Foto: Vladimir Barreto

Foi aprovado na terça-feira (08) o Projeto de Resolução nº 729/2021, que institui a Comissão Permanente de Proteção e Defesa dos Direitos Animais. A propositura é da Mesa Diretora, solicitada pelo vereador Anderson Correia (PP), e visa a fiscalização e a proteção da população de animais não-humanos em situação de rua. As vereadoras e vereadores também discutiram sobre a transferência do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Casa de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua (Albergue Municipal) e do Atitude, programa voltado para dar suporte a pessoas vulneráveis pelo tráfico de drogas. 

O parlamentar Leonardo Chaves (PSDB), teve seu requerimento de nº 2591/2021 aprovado. A propositura visa a convocação de uma Audiência Pública a fim de discutir uma possível transferência do Centro POP, do Albergue Municipal e do Atitude, atualmente sediadas no bairro Indianópolis. 

Chaves afirmou que tem recebido queixas dos moradores do bairro com relação a roubos, furtos e tráfico de drogas na região. O vereador ressaltou que é um absurdo a concentração das sedes em um mesmo bairro e que a iniciativa não tem sido efetiva. “Não somos contra esses centros de acolhimento, agora da forma está sendo feito, só oferecendo refeições e as pessoas passando o dia todo rua acima, rua abaixo. Nós temos uma praça ao lado do Albergue que é usada diariamente para o consumo de drogas e de bebida alcoolica”, ressaltou Leonardo. 

Perpétua Dantas (PSDB) frisou que nos últimos dois anos a política de assistência social tem sido tratada com descaso no Brasil. “Caruaru tem feito uma grande ginástica para conseguir manter os seus equipamentos”, salientou a edil. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), concordou com a vereadora e se manifestou com relação à iniciativa de Chaves. De acordo com Lambreta, tudo se complicou quando a sede do Programa Atitude foi transferida do bairro Maurício de Nassau para o Indianópolis, concentrando os serviços em um único local.

O parlamentar Maurício Caruaru (PODE), cobrou mais rondas policiais e da Guarda Municipal na periferia da cidade. De acordo com o edil, a violência nos bairros periféricos foi intensificada nos últimos meses. Mano do Som (DEM) apresentou sua indicação nº 224/2021, que requer que seja analisada a volta de música ao vivo nos bares da cidade. Mano afirmou que os músicos precisam trabalhar e já que as medidas permitem a abertura dos bares, podem também autorizar a voz e violão. 

Acompanhe as atividades da Casa Jornalista José Carlos Florêncio e confira o andamento de todas as matérias que tramitam no Legislativo de Caruaru através da TV Câmara, canal 22.2, e pela página do Poder Legislativo de Caruaru.


registrado em: ,