Anos dourados do rádio são referenciados em sessão solene alusiva aos 162 anos de Caruaru

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 18/05/2019 07h00, última modificação 20/05/2019 11h16
O momento também condecorou profissionais da comunicação que iniciaram sua trajetória na radiodifusão

Fotos: Vladimir Barreto

O auge da era radiofônica em Caruaru foi retratado durante solene que homenageou os 162 anos da Cidade e levou os presentes a uma verdadeira viagem no tempo, através dos relatos apresentados pelo professor Edson Tavares - em menção a sua obra intitulada Amplitude Modulada, prestigiada durante a ocasião. Para o professor, a história dos radialistas reverenciados no livro se mistura com a história do próprio rádio em Caruaru. “Essas vozes fazem parte do imaginário popular, e necessitávamos de uma obra que fizesse esse registro científico do momento grandioso da radiofonia”, afirma.

A ocasião teve como ápice a entrega da medalha de honra ao mérito, que leva o nome do patrono da casa, Jornalista José Carlos Florêncio em consagração a oito comunicadores que iniciaram sua história profissional na rádio: Mário Flávio (CBN), Almir Vilanova (Asa Branca), Wilson Bezerra (Metropolitana FM), Sócrates da Silva (Rádio Liberdade), Givanildo Silveira (Rádio Jornal), Dilson Oliveira (TV Jornal), Elaine Dias (Rádio Cultura) e Jaciara Fernandes (Jornal Vanguarda).

Todos foram categóricos em seus discursos ao atribuírem ao rádio, a paternidade do jornalismo, como expressou literalmente em suas palavras, Elaine Dias – que ainda atua no berço da notícia. Para Mário Flávio, a radiodifusão foi a sua primeira faculdade, foi ali que aprendeu as valiosas lições que carrega para vida.

Em sua narrativa, Mário - que já foi assessor de Comunicação do Poder Legislativo de Caruaru - lembra emocionado das dificuldades que enfrentou para cursar comunicação e do legado que seu emprego na Câmara lhe conferiu. “O jornalismo me deu tudo. A possibilidade de trabalhar com o futebol, a possibilidade de trabalhar com política e foi aqui nessa casa que eu aprendi tudo sobre política (...) E o jornalismo me deu uma família”, declarou ele fazendo referência a sua esposa, a também jornalista Renata Torres presente no evento.

Já o apresentador do ABTV 1ª edição Almir Vilanova, ao falar sobre a premiação recebida afirmou que a palavra gratidão traduz o sentimento do momento. Para ele, a Comunicação Social carrega a importante missão de ajudar a sociedade a se informar e ao mesmo tempo refletir sobre si mesma.  Jaciara ressaltou o significado da medalha jornalista José Carlos Florêncio. Ela que também foi assessora de imprensa da Câmara, afirmou estar honrada com a comenda que leva o nome do patrono do Poder Legislativo.

Os vereadores propositores da solene, Lula Tôrres e Daniel Finizola comentaram a relevância das personalidades homenageadas do dia por sua contribuição na história do município que se desponta como liderança no Estado de Pernambuco. “O papel que vocês cumprem no sentido de fazer com que o debate político chegue até a população, é de extrema importância para a construção da cidadania caruaruense”, disse Finizola se dirigindo diretamente aos comunicadores durante discurso.

A solenidade, que pode ser acessada pela página do Poder Legislativo de Caruaru no Facebook, foi prestigiada pelas ilustres presenças da prefeita Raquel Lyra, de João Lyra Neto - ex-prefeito e governador do estado, da Deputada Estadual Priscila Krause, de Rodrigo Pinheiro - vice-prefeito de Caruaru, além de vereadores e secretários do município.