Ampliação da Ame Mulher e escola em tempo integral marcam reunião desta terça-feira (26)

por Herbeton Martins — publicado 27/01/2021 13h25, última modificação 27/01/2021 14h52
Os vereadores e vereadoras apresentaram 89 matérias e votaram outras 87 durante a sessão virtual.

A sessão plenária virtual desta terça-feira (26), promovida pela Câmara Municipal de Caruaru, foi marcada pela votação de 87 proposituras, entre indicações, requerimentos e projetos de lei e projetos de resolução. Na ocasião, também foram apresentadas mais 89 matérias.

A vereadora Perpétua Dantas usou seu tempo de fala para destacar o requerimento de sua autoria, cujo conteúdo trata da ampliação dos serviços da Ame Mulher, para o atendimento das mulheres e meninas vítimas de violência sexual em nosso município. "O número da violência sexual que é praticado mensalmente, pelo mapa da violência, é considerável. Temos em Caruaru um serviço do estado realizado pela FUSAM. Poderíamos tratar com uma equipe multidisciplinar através da AME”, explanou a parlamentar.

A parlamentar aproveitou a reunião para enfatizar, ainda, a necessidade da realização de uma audiência pública para discutir a possibilidade de implantação de uma Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA) no município de Caruaru. "O maior número de violência sexual são meninas abaixo dos 15 anos.  Em sua maioria, castigos físicos corporais, abandono de incapaz, entre outros. Muitas crianças são levadas para casas de acolhimento. É competência do Governo do Estado, mas também pode haver um levantamento do município”, apontou Perpétua.

O presidente da casa, vereador Bruno Lambreta (PSDB), ressaltou as diversas visitas realizadas em secretarias do município. "Fizemos uma visita semana passada à Secretária de Educação, Raquel de Oliveira. Ela adiantou alguns planejamentos realizados não somente na cidade, como também na zona rural. Colocamos a casa à disposição para que a secretária possa, futuramente, trazer informações sobre esse planejamento”, pontuou.

Ainda durante a sessão virtual, o vereador Izaac da saúde tratou sobre a ampliação da Escola Municipal Dom Bernardino Marchió para tempo integral, que fica localizada no Residencial Luiz Bezerra Torres. “Não tem nenhum lugar para essas crianças realizarem qualquer tipo de lazer. Tendo essa escola em tempo integral, beneficiaria os pais e as mães desta localidade. Os jovens teriam a oportunidade de ocupar o tempo com esportes e outras modalidades", finalizou.

O parlamentar Ranilson Enfermeiro comentou o pedido de requerimento para realização das obras de recapeamento asfáltico da Vila do aeroporto até o Bairro do Alto do Moura. "É um pedido que faço desde 2013, seja por requerimento para o município ou indicação pelo governo do Estado. Dessa vez, a prefeita Raquel Lyra resolveu entrar na linha de frente. É apenas 1km de recapeamento", enfatizou.

Para assistir à sessão na íntegra e conferir os demais assuntos mencionados, acesse o Facebook do Poder Legislativo de Caruaru, através do Link: http://www.facebook.com/legislativocaruaru

Siga acompanhando as sessões. As reuniões também são transmitidas pela TV Câmara Caruaru, Canal 22.2 da sua televisão.