Alunos da Nova Caruaru conquistam transporte escolar

por Victor Vargas — publicado 29/03/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h54
Cerca de 130 crianças residentes no Bairro Nova Caruaru, estudantes no Colégio Municipal Álvaro Lins...

Cerca de 130 crianças residentes no Bairro Nova Caruaru, estudantes no Colégio Municipal Álvaro Lins, conseguiram transporte escolar gratuito pela prefeitura. O benefício havia sido solicitado pelo vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) através do Ofício nº 58/2016, encaminhado à secretária de Educação do município, Graça Rosal, no mês passado.

No ofício, o vereador destacou os transtornos que os alunos estavam sofrendo pela dificuldade de acesso entre os bairros onde moram e onde estudam (Maurício de Nassau). “Devido à duplicação da BR 104, houve uma separação física entre o bairro e parte da cidade e a única alternativa viável de acesso agora é sob o viaduto, o que torna a travessia dessa quantidade de crianças – provenientes de classe menos favorecida – perigosa e complicada”, justificou Edjailson.

O vereador lembrou ainda que o transporte iria beneficiar outras famílias moradoras da Nova Caruaru, que também têm mais de um filho no Municipal e estudando em horários diferentes, “o que atrapalha mais ainda o cotidiano dessas pessoas que já vivem em naturais dificuldades”, ressaltou ele, que citou a Seção IV da Lei Orgânica Municipal, Art. 147, para enfatizar sua reivindicação: “A Lei  Orgânica preceitua que o Poder Público deve assegurar condições para que sejam garantidos o acesso e a permanência do aluno no ensino fundamental, através de programas que garantam material didático, suplementação alimentar e transporte”, concluiu Edjailson da Caru Forró.

O transporte escolar oferecido pela Prefeitura de Caruaru faz parte do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, e tem como objetivo, de acordo com o FNDE, “a renovação da frota dos veículos (ônibus, embarcações e bicicletas) utilizados no transporte escolar, como forma de garantir, com qualidade e segurança, o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede publica da educação básica”.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Gabinete do vereador
registrado em: